Duas pessoas morrem em queda de avioneta em Espanha

Embate com um abutre é a causa apontada para o acidente.

Pelo menos duas pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda de uma avioneta em Espanha. O aparelho despenhou-se ao final da tarde, noticia o jornal espanhol Diario de Navarra. O mesmo jornal afirma que as vítimas são de nacionalidade portuguesa, embora a possibilidade de serem francesas tenha surgido algumas horas mais tarde. Pode existir uma terceira vítima mortal.

O aparelho voava a cerca de 100 metros de altitude e, segundo algumas testemunhas no local, caiu a pique. O acidente aconteceu em Arbizu e tinha como destino o aeroporto de São Sebastião, em Espanha.

As autoridades espanholas foram notificadas pelas 18h15 (menos uma hora em Lisboa) e estão agora a investigar as causas do acidente. Para já, uma das hipóteses avançadas é o embate da avioneta com um abutre. De acordo com o jornal espanhol El País, a confirmar-se o embate com a ave como causa do acidente, trata-se do segundo a ser registado na zona de Arbizu. 

Os dois tripulantes terão tido morte imediata.

Fonte do aeroporto de Vitória, na cidade de Foronda, a cerca de 65 quilómetros de Arbizu confirmou que ao longo do dia o tráfego de aviões ligeiros foi intenso. As comunicações aconteciam em inglês, o que leva os responsáveis do aeroporto a acreditar que estava a decorrer uma prova desportiva, escreve o El País. Segundo as primeiras informações a avioneta terá partido de Lisboa.

De acordo com o testemunho de um habitante local, um abutre chocou com a avioneta e o aparelho despenhou-se sob o telhado de uma vivenda, acabando por cair ao chão. Para além dos tripulantes, não houve registo de mais vítimas.

O PÚBLICO contactou o gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades, que ainda não conseguiu obter a confirmação oficial da nacionalidade das vítimas. 

 

Sugerir correcção
Comentar