Câmara de Viana quer colocar flores em todas as varandas

Até ao final de Junho, as flores vão encher varandas, montras e praças de Viana do Castelo. A iniciativa da Câmara pretende dinamizar a economia da cidade.

Foto
Flores da a Oxalis pes-caprae, conhecida por azeda ou trevo amarelo DR

Em Viana do Castelo, há um projecto de “economia criativa” que quer florir a cidade. Tornar as varandas e janelas num postal florido de boas-vindas é o principal objectivo da iniciativa “Florir Viana”. Um projecto que junta a promoção cultural da cidade ao “Florir Portugal”, de Tó Romano, director da agência Central Models.

Destinado a habitantes e comerciantes da cidade, “Florir Viana” desafia, pela primeira vez, os minhotos a espalharem flores pelas varandas, montras e praças de Viana do Castelo. O concurso começa nesta quarta-feira, depois de terminado o prazo de candidatura, e dura até dia 30 de Junho. Até lá, o projecto quer tornar, através das flores, a cidade mais atractiva. Depois do concurso, “essa imagem há-de perdurar”, acredita José Paulo Vieira, engenheiro da Câmara Municipal de Viana, responsável pelo projecto.

Este ano, a Câmara espera algumas dezenas de participações, mas irá "insistir para que cresça para o ano”.

A iniciativa integra o evento “Viana Florida” que há três anos dá uma nova cor à cidade. Após a aposta na ornamentação dos jardins e espaços verdes em 2014, dos espaços à beira mar em 2015, as flores sobem, este ano, para as janelas. “Queremos contar a história e a tradição através das flores. É uma ideia de economia criativa que torna a cidade ainda mais bonita”, explicou ao PÚBLICO José Paulo Vieira.

As flores são também o destaque de uma exposição de arte vianense que junta obras de artistas de renome ao trabalho de jovens criativos da cidade. “Flores nas Artes Decorativas Vianenses” é inaugurada nesta quarta-feira, pelas 10h, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A sessão marca também o início de “Florir Viana”, com a presença de José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e Tó Romano.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar