A tua câmara fotográfica antiga pode ajudar mulheres guineenses

Se tens uma câmara digital que já não uses, manda-a viajar para a Guiné Bissau. Vinte mulheres precisam de material para um "workshop" de fotografia que pretende sensibilizar a comunidade para a elevada taxa de mortalidade materno-infantil do país

Fotogaleria
Ueslei Marcelino/Reuters
Fotogaleria
Ueslei Marcelino/Reuters

Tens câmaras fotográficas digitais, carregadores e cartões de memória que não uses? Podes enviar todo este material para a Guiné-Bissau e assim ajudar a dar voz a mulheres que vivem num país em que a maternidade é um risco.

A campanha é promovida pela organização não-governamental Vida em colaboração com os Babaga Studios, que se dedicam à produção e formação em media digitais. Desta forma, esperam ajudar a Casa das Mães, uma residência de apoio a mulheres grávidas em risco, situada em Cacheu, na Guiné-Bissau, onde 20 mães precisam de material fotográfico para participar num "workshop" que pretende sensibilizar a comunidade para a elevada mortalidade materno-infantil no país.

"A Guiné-Bissau é o segundo país no mundo com a taxa mais elevada [de mortalidade materno-infantil] e é essencial perceber estas mulheres, dar-lhes voz, pois são as melhores pessoas para falarem da realidade, dos avanços e dos desafios", explica ao P3 Elisabete Monteiro, designer, gestora de projectos sociais e colaboradora na Bagaba Studios.   

Recolha até 1 de Junho

Segundo dados da Unicef, uma em cada 13 mulheres guineenses morre de complicações durante a gravidez. Este número deve-se, em grande parte, ao facto de um terço das mulheres não ter qualquer tipo de acompanhamento durante a gravidez, nem no momento do parto.

No "workshop" de fotografia participativa, as mulheres vão documentar esta realidade, no âmbito do projecto "Anhacanau Adjanhau - A mulher líder na gestão comunitária dos serviços de saúde", seguindo-se depois uma exposição dos trabalhos. "Querem ter a experiência de fotografar e expor", diz Elisabete. Para isso, precisam de ser reunidas pelo menos oito câmaras.  

"A campanha", esclarece Elisabete, tem um "duplo objectivo": "angariar o material fotográfico necessário" e "dar a conhecer a realidade de Cacheu e destas mulheres também em Portugal". A impressão das fotografias terá de ser feita no Senegal, a uma hora de Cacheu, mas, sublinha a responsável, a viagem vale a pena: "[A fotografia] é uma excelente forma de captar olhares, visões sobre a realidade e de interagir com a comunidade de uma forma positiva" .  

A recolha das máquinas fotográficas termina a 1 de Junho. Todo o material deve ser enviado para uma das moradas do projecto, disponíveis à esquerda. Os donativos serão entregues aos responsáveis locais do Anhacanau Adjanhau e o trabalho pode ser acompanhado no blogue do projecto.

Sugerir correcção
Comentar