Guitarras ao Alto junta Norberto Lobo e Luís José Martins

Três concertos juntarão o autor de Mudar de Bina e o guitarrista dos Deolinda no Alentejo: 18, 19 e 23 de Junho.

Foto
O autor de Mudar de Bina e o guitarrista dos Deolinda têm três encontros marcados no Alentejo: 18, 19 e 23 de Junho

Foi uma ideia de Vasco Durão, profissional da comunicação chegado a Estremoz em 2013. Música e paisagem, vinho e gastronomia. Guitarristas a encontrarem-se para criar música irrepetível. Nasceu no Outono de 2014 o Guitarras ao Alto, com Filho da Mãe e Tó Trips como protagonistas do encontro.

Este Junho, a experiência repete-se. Norberto Lobo, o guitarrista superlativo que nos ofereceu Mudar de Bina ou Turbina, e Luís José Martins, um dos Deolinda e, paralelamente, explorador da guitarra nos Powertrio ou em duo com a pianista Joana Sá. Ambos são virtuosos na abordagem ao instrumento e músicos com prazer na descoberta que traz o improviso. Ambos são tão capazes de capturar uma melodia escorreita e segui-la até onde ela os conduzir quanto de trabalhar a abstracção e privilegiar a intensidade e a manipulação do som. Um encontro estimulante.

Serão três os concertos a marcar a partilha entre Luís e Norberto. Dia 18 de Junho, os guitarristas encontram-se na Train Spot Guesthouse, a reconvertida estação ferroviária de Marvão/Beirã, construída no século XIX entre natureza do Parque Natural da Serra de S. Mamede. Dia 19, o cenário altera-se radicalmente. Da estação ferroviária para a Praça de Touros de Sousel, uma das mais antigas do país. Por fim, dia 23, em Évora, o Guitarras ao Alto, através de Norberto Lobo e Luís José Martins, terá honras de inauguração da Feira de São João.

Os bilhetes para os concertos de Marvão/Beirã e Sousel já podem ser adquiridos (5€). A entrada para a actuação em Évora é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar