easyJet cria ténis inteligentes que te dizem para onde ires

Projecto piloto da companhia aérea “low-cost” está a ser testado em Barcelona. Os Sneakair podem vir a ser comercializados

Foto

Um pequeno dispositivo electrónico colocado num par de ténis e sincronizado com uma aplicação móvel promete modificar a forma como viajamos. A ideia é da easyJet, que lançou um projecto piloto em Barcelona para perceber se os viajantes gostam da ideia de serem guiados pelos sapatos.

Os Sneakair — cor-de-laranja como a marca da companhia aérea “low-cost” — comunicam com o utilizador através de um código de vibrações, indicando o caminho a seguir para o destino escolhido.

A ideia é o utilizador introduzir o destino na aplicação do “smartphone” e guardá-lo no bolso. O “gadget” integra “hardware” de acesso livre e um módulo de Bluetooth para comunicar com a “app”, envolto num invólucro de plástico cor-de-laranja impresso numa impressora 3D.

A base de dados dos mapas é o Google Maps e a aplicação funciona em segundo plano. Se precisares de virar à esquerda, o ténis esquerdo vibra; se ambos vibrarem duas vezes, passaste o teu destino. Três vibrações consecutivas indicam-te que chegaste ao sítio certo.

O “Barcelona Street Project” está em testes naquela cidade espanhola e ainda não se sabe se virão a ser comercializados.

Sugerir correcção
Comentar