No Alvito, em Lisboa, vai estar um frigorífico aberto a todos os que precisem de comida

Os alimentos serão dados por empresas, no âmbito da sua responsabilidade social, mercearias locais e particulares.

Foto
O frigorífico foi pintado em acrílico pelo artista plástico Luís Levy Lima, que chamou à obra "Música na Fábrica". Fábrica Alcântara Mar

Um frigorífico solidário vai estar, a partir de sexta-feira, aberto às pessoas carenciadas do bairro Alvito-Velho, em Lisboa, que podem ir, de forma anónima, buscar comida doada por quem tem a mais.

Segundo o projecto Fábrica Alcântara-Mar, que intervém na dinamização deste bairro carenciado de Alcântara, trata-se do primeiro frigorífico comunitário assente na solidariedade em Portugal, baseado em projectos de colocação de frigoríficos com comida em comunidades, que já existem em países como o Brasil, a Índia, Espanha, Alemanha e Reino Unido.

“É um acesso directo, não há aqui burocracia. É anónimo. As pessoas chegam e levam aquilo que está disponível no frigorífico na altura. Podem ser frescos, refeições preparadas ou congelados”, explicou à Lusa Ruth Calvão, do Teatro Umano e responsável pela Fábrica Alcântara-Mar.

Ruth Calvão sublinhou que o objectivo do projecto é também educativo, para que as pessoas respeitem os outros e para que não retirem mais do que precisam.

Os alimentos serão dados por empresas, no âmbito da sua responsabilidade social, mercearias locais e particulares que tenham pequenas produções e produtos da época a mais.

As refeições preparadas serão disponibilizadas diariamente pela Refood, que já distribui por famílias carenciadas as sobras de estabelecimentos de restauração noutros bairros de Lisboa, e que é parceira no projecto.

O frigorífico, além de útil é também uma obra de arte, já que foi pintado em acrílico pelo artista plástico Luís Levy Lima, que chamou à obra "Música na Fábrica".

Para protecção, o aparelho não estará localizado em plena rua, “mas está acessível por uma porta completamente aberta” e terá pessoas do bairro, que receberam formação específica, a tomar conta dele e a fazer a reposição dos alimentos, de acordo com uma escala de serviço.

O Alvito-Velho, em Alcântara, é um bairro prioritário com uma população caracterizada por dificuldades económicas, nomeadamente idosos, emigrantes desempregados de longa duração e famílias desestruturadas.

O aparelho vai estar localizado no edifício da Fábrica, sede da Cooperativa 2.ª Comuna, na rua da Cascalheira, no bairro do Alvito-Velho, e estará aberto entre as 14h30 e as 19h00.

A inauguração decorrerá na sexta-feira à tarde, com a presença da Vereadora com o Pelouro da Habitação Social da Câmara de Lisboa, Paula Marques, o presidente da Junta de Alcântara, Davide Amado, e vários dos parceiros envolvidos.

O projecto é apoiado pelo programa BIP/ZIP, de intervenção em bairros prioritários, da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Sugerir correcção
Comentar