Curta de Lois Patiño premiada em São Francisco

Noite sem Distância passa-se num território de fronteira, entre Portugal e a Galiza, marcado pelo contrabando. É uma produção do Curtas Vila do Conde.

Foto
A Serra do Gerês é um dos cenários desta curta do realizador galego Lois Patiño DR

O filme Noite Sem Distância, de Lois Patiño, foi galardoado com o prémio para Melhor Curta-Metragem, no 59.º Festival Internacional de Cinema de São Francisco.

Rodado na fronteira entre Portugal e Espanha, o filme é uma produção do Curtas Vila do Conde, faz parte do catálogo de filmes da Agência da Curta Metragem, e conta histórias de zonas limite, como "uma cena de contrabando na Serra do Gerês, em estradas que os contrabandistas realmente usaram", com a participação de habitantes locais, como explica o realizador galego Lois Patiño.

Noite Sem Distância foi apresentado na secção Golden Gate, para curtas-metragens narrativas. O júri, composto pela programadora do festival, Laura Thielen, pela vice-presidente de aquisição de filmes da Fandor, Amanda Salazar, e pelo jornalista e produtor Santhosh Daniel, considerou que a obra estabelece uma ligação "com o mundo" e a sua "própria humanidade de uma forma inesperada".

Envolvendo uma equipa de estudantes de Cinema e Multimédia, Noite Sem Distância teve estreia em Julho de 2015, no 23.º festival de curtas-metragens de Vila do Conde, e já foi selecionado para os festivais de Locarno, Toronto, Nova Iorque e Hong Kong, entre outros.

Organizado pela San Francisco Film Society, este é o mais antigo festival de cinema das Américas.

Sugerir correcção
Comentar