MIMO Festival em Amarante com Pat Metheny, Tom Zé ou Farka Touré

De 15 a 17 de Julho, nos espaços históricos de Amarante, haverá música ou cinema, na primeira edição do festival brasileiro MIMO em Portugal.

Foto
Tom Zé

Serão no total mais de 33 concertos, filmes e encontros, onde figurarão Pat Metheny e Ron Carter, Tom Zé ou Vieux Farka Touré. É a primeira edição do brasileiro MIMO Festival em Portugal, mais concretamente em Amarante, de 15 a 17 de Julho.

O evento foi apresentado esta terça-feira à imprensa naquela cidade, ficando a saber-se que todos os espectáculos serão de entrada gratuita.  O festival, que acontece há cerca de treze anos em cidades históricas do Brasil, oferece concertos de música – para além dos nomes esta terça-feira anunciados, outros serão revelados nas próximas semanas – cinema, workshops, masterclasses e um evento denominado Chuva de Poesia.

O guitarrista Pat Metheny actuará com o contrabaixista Ron Carter, outra grande figura do jazz, num concerto exclusivo em Portugal, que passará por um restrito grupo de festivais e salas na Europa. O mesmo se aplica ao espectáculo do idiossincrático músico brasileiro Tom Zé, que já actuou várias vezes em terras portuguesas, mas que desta virá revelar em exclusivo a Amarante o seu último trabalho, Vira Lata na Via Láctea.  

O filho do lendário Ali Farka Touré, o virtuoso guitarrista maliano Vieux Farka Touré, será outro dos nomes em evidência, o mesmo sucedendo com Custódio Castelo, referência na renovação da guitarra portuguesa que, para além da carreira a solo, já se apresentou ao lado de Amália Rodrigues ou da brasileira Maria Bethânia. Irá apresentar o álbum Maturus.  

Outra das marcas do evento é a sua ligação ao património histórico-cultural. Nesse sentido muitas das actividades irão ser realizadas em espaços como as igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o parque Ribeirinho, o Centro Cultural ou a Casa Portela. No campo do cinema o destaque vai para uma mostra em torno de Tom Zé, que completa 80 anos, estando também previstas palestras ou workshops com alguns dos cabeças-de-cartaz do acontecimento.

O festival, no Brasil, realiza-se desde 2004 em Paraty, Ouro Preto ou Tiradentes – tendo chegado o ano passado ao Rio de Janeiro – exemplos de cidades que, segundo a organização, apontam para o futuro, preservando a sua memória. Foi essa mistura entre história e contemporaneidade que terá levado os organizadores à escolha de Amarante para o primeiro MIMO em Portugal, numa iniciativa que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara Municipal de Amarante, com comparticipação financeira do programa Portugal 2020.

Sugerir correcção
Comentar