Quem passa na Rua de Cedofeita, no Porto, já deve ter reparado – as caixas de electricidade instaladas na artéria ganharam cor, estão enfeitadas de novo e rivalizam agora com as congéneres da Rua das Flores e do Largo de São Domingos. Mas se ainda não foste conhecer as 20 novas intervenções artísticas nesta zona, tens agora a oportunidade de descobrir mais sobre cada uma delas, numa das visitas guiadas agendadas para este sábado. As caixas são apresentadas oficialmente na mesma tarde de inaugurações simultâneas nas galerias de Miguel Bombarda.
Há meninas à janela, a preto e branco, jovens em cenários azuis e amarelos, reproduções de antigas embalagens tradicionais e muito mais. As obras pertencem a Cristina Assunção, Hélia Aluai, Mirjam Siim e à dupla Catarina Rodrigues e Thiago Marcial – os escolhidos entre as 44 candidaturas recebidas pela empresa municipal Porto Lazer, quando lançou a convocatória para o Street Art Porto – Caixas EDP, a segunda deste projecto. Para ficares a saber um pouco mais sobre os artistas e as suas criações, há visitas guiadas, entre as 16h e as 19h, e nem precisas de te inscrever previamente. Basta aparecer no local onde Cedofeita encontra a Rua Miguel Bombarda e seguir o guia, nos 45 minutos seguintes.
E, já que aqui estás, o melhor é desceres Miguel Bombarda e ires espreitar as galerias do reconhecido Quarteirão das Artes portuense, que têm neste sábado mais um dia de inaugurações simultâneas. A meteorologia pode não ajudar muito, mas há várias razões para te protegeres da chuva e sair de casa, a partir das 16h. Já que falamos de visitas guiadas, elas também vão estar presentes em Miguel Bombarda, em mais uma iniciativa Bombarda Stop&Go, com estudantes do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto a levar os interessados de galeria em galeria, ao longo de uma hora. Estas visitas estão, contudo, sujeitas a um número máximo de 30 pessoas, pelo que se não ee inscreveste previamente (até às 17h30 desta sexta-feira, através do e-mail stopandgo@portolazer.pt), só tens de aparecer na esquina com a Rua da Boa Nova e esperar que ainda haja vagas disponíveis.
Se não conseguires lugar, passeia sem guia ou participa num dos dois workshops agendados. O artista urbano Frederico Draw vai dar uma mãozinha a quem quiser experimentar a técnica de spray na pintura mural (entre as 16h e as 20h). E podes também descobrira o que é isso de técnicas de impressão em gelatina, com a ajuda da Chapa Azul, Unidade Móvel de Técnicas de Impressão, e da Árvore, Cooperativa de Actividades Artísticas. É só procurar a carrinha-oficina, entre as 16h e as 19h.
Para animar a tarde, está ainda prevista uma performance do colectivo FAHR 021.3, com direcção artística de Paulina Almeida. “Palavras na Rua” é o nome da intervenção, que irá decorrer entre as 17h e as 19h.