Um suporte para portáteis feito em Portugal “com amor e carinho”

Natanael Gama criou um suporte para portáteis, “tablets” e teclados feito com madeira portuguesa e sustentável. O Sled tem uma campanha de “crowdfunding” a decorrer até 4 de Junho

Foto
DR

Há vários anos que Natanael Gama procurava o suporte ideal para o computador portátil com o qual trabalhava, até que decidiu desenhar e criar um de raiz. Escolheu a madeira como material e pediu ajuda ao pai: juntos construíram aquele que viria o ser o protótipo do Sled, um suporte desenhado para quem trabalha com dois ecrãs e necessita de os ter à mesma altura.

O protótipo foi usado pelo designer de tipos de letra durante três anos — e nunca deixou de ser elogiado por amigos e colegas, razão pela qual o jovem de 27 anos apostou na criação de um produto para venda. O Sled é feito de pinho português, numa oficina da Malveira, a partir de uma só peça de madeira. “Portugal é um país com muito pinho e gostei do aspecto da cor, clara”, justifica Natanael. Antes de ser dada por terminada, a peça — feita “com amor e carinhoa” — recebe ainda um tratamento à base de cera de abelha.

O Sled é composto por duas peças simétricas que podem ser ajustadas para sustentar qualquer dispositivo, desde computadores portáteis até 17 polegadas a teclados com até cinco oitavas. Os “tablets” também podem ser pousados em cima deste suporte. Disponíveis estão dois modelos do Sled, que variam em termos de dimensão e peso: o modelo “standard” (30cm x 10cm) pesa 850 gramas; já no “light” (29cm x 96cm), o peso é de 550 gramas.

Foto

As duas peças não necessitam de qualquer encaixe e podem ser transportadas em mochilas ou malas de computador. De acordo com Natanael, a utilização do Sled assegura uma postura correcta à secretária, mantendo as costas e o pescoço direitos.

Foto

Na plataforma de “crowdfunding” Indiegogo, o suporte está a venda a partir de 55 euros. O objectivo é chegar aos 16.000 euros angariados até 4 de Junho e as encomendas devem ser enviadas durante o próximo mês de Setembro. Por cada Sled vendido, Natanael compromete-se a plantar uma árvore.

Para já apenas é possível comprar o suporte através do Indiegogo mas, no futuro, o produto vai estar à venda no site da On A Different Angle, o projecto do designer natural das Caldas da Rainha.

Sugerir correcção
Comentar