Panama Papers ICIJ divulga a 9 de Maio informações sobre 200 mil empresas

Foto
A Mossack Fonseca está no centro do caso Panama Papers REUTERS/Wolfgang Rattay

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) anunciou que, a 9 de Maio, vai divulgar a “maior quantidade informação de sempre” sobre empresas e os seus proprietários em offshore no âmbito dos Panama Papers.

“O banco de dados vai incluir informações sobre mais de 200.000 empresas, fundos, fundos incorporados e fundações em 21 paraísos fiscais desde Hong Kong até ao Nevada, nos Estados Unidos”, refere, na sua página na Internet, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

A divulgação daquela informação é, segundo o ICIJ, o “próximo passo da investigação que dura há um ano e ainda está em curso”.

O escândalo dos Panama Papers revelou um vasto sistema de evasão fiscal que tem suscitado uma onde choque mundial e causou a abertura de várias investigações e a demissão do primeiro-ministro da Islândia.

A investigação está a ser feita por uma centena de jornais em todo o mundo a 11,5 milhões de documentos, que revelaram bens em paraísos fiscais de 140 responsáveis políticos ou personalidades públicas.

O conjunto de documentos provém da empresa de advogados panamiana Mossack Fonseca.

Segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que reuniu para este trabalho 370 jornalistas de mais de 70 países, mais de 214.000 entidades offshore estão envolvidas em operações financeiras em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Sugerir correcção
Comentar