Matosinhos vai ter uma “Broadway” com marca Siza Vieira

Município inaugura este sábado o caminho pedonal previsto no Plano de Reconversão desenhado por Siza Vieira em 1996. "Rua larga" vai ligar a praia às imediações da Estrada da Circunvalação

Foto
Francisco Teixeira

O município de Matosinhos inaugura no próximo sábado a sua "Broadway", um caminho pedonal já previsto no Plano de Reconversão desenhado por Siza Vieira em 1996 para ligar a praia às imediações da Estrada da Circunvalação.

"Matosinhos assinalará no sábado, 23 de Abril, pelas 11h, os 40 anos do poder local democrático e o 42.º aniversário da rua larga para a liberdade aberta pela revolução de 25 de Abril de 1974 com a inauguração da sua Broadway", refere a autarquia em comunicado. A Broadway — "rua larga" — de Matosinhos será "um caminho pedonal que atravessa perpendicularmente o traçado regular da zona de Matosinhos-Sul, aproveitando o antigo canal ferroviário que apoiou a construção dos molhes do Porto de Leixões", acrescenta.

A nova via, definida já no Plano de Reconversão de Matosinhos Sul de autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira, irá estabelecer um percurso entre a Praia de Matosinhos e as imediações da Estrada da Circunvalação. Resultado de um investimento de cerca de 200 mil euros, a "Broadway" de Matosinhos assenta no antigo canal de caminho-de-ferro e "pretende impulsionar a requalificação urbana da área atravessada pelo percurso, que permite articular as relações entre a cidade, o Parque da Cidade do Porto e a frente de mar".

Foto

"A melhoria da imagem urbana é proposta pela valorização do eixo pedonal e dos acessos à praia e ao Parque, pela pavimentação, a melhoria do equipamento urbano e da renovação e instalação e uniformização de infra-estruturas tais como enterrar algumas das infra-estruturas de electricidade", refere a memória descritiva do projecto agora desenhado pela arquitecta Luísa Valente. Marcada para sábado pelas 11h, a inauguração da Broadway de Matosinhos será o primeiro momento festivo do programa de comemoração do 25 de Abril no concelho e contará com a actuação da banda Fanfarra Kaustica.

Sugerir correcção
Comentar