Este lápis aromático transforma-se em planta

Marca Life in a Bag e Viarco uniram-se para criar o Grow Pencil. Para escrever, desenhar e... plantar

Foto
Os lápis podem ter cheiro a menta ou a flor de manjericão Life in a Bag

"Quando for pequeno" este lápis quer ser uma planta. Chama-se Grow Pencil e é um "vários em um" — serve para escrever e desenhar, mas é também aromático e, se for plantado, faz nascer ervas aromáticas ou flores comestíveis.

A ideia nasceu de uma parceria entre a Life in a Bag — marca de Famalicão por diversas vezes premiada — e a Viarco. Os lápis podem ter cheiro a menta ou a flor de manjericão, mas há seis variedades de aromáticas à escolha: manjericão, salsa, hortelã, amor-perfeito, camomila e calêndula.

Esta "segunda vida" dada aos lápis pretende também "criar nas crianças e adultos uma consciência ecológica e um compromisso com o ambiente”, explicou num comunicado Alexandra Silva, fundadora da Life in a Bag.

As instruções de utilização não podiam ser mais simples: quando o lápis estiver pequeno, basta enterrar a parte branca, onde estão as sementes, num vaso com terra, que deve ser regado de forma a mantê-la sempre terra húmida. O vaso deve ser colocado algumas horas ao sol e as sementes germinam ao fim de 7 a 14 dias.

Os lápis têm um preço de três euros e podem ser comprados online, nos mais de 80 postos de venda em Portugal e nos países onde a Life in a Bag está representada: Suíça, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Bélgica e França.

Nos EUA, três estudantes do Massachusetts Institute of Technology lançaram em 2013 um lápis parecido. O Sprout, contaram na altura ao P3, queria lutar contra o hábito de "usar e deitar fora". Também em 2013, Mónica Oliveira e Nuno Bernardes criaram o papel florescente — é assim mesmo que se escreve, sem u —, aparentemente um papel reciclado normal mas com sementes. Depois de plantado pode dar origem, por exemplo, a manjericão, agrião ou cravos 

Sugerir correcção
Comentar