Antigo hotel do Gerês vai ser demolido após derrocada parcial da fachada

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês mas que está devoluto há duas décadas.

O Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desactivado há duas décadas, vai ser totalmente demolido, após a derrocada parcial da fachada, registada na noite de quarta-feira, informou o presidente da Câmara.

Segundo Joaquim Cracel, a decisão de demolição foi tomada nesta quinta-feira, após uma reunião entre responsáveis do município e os proprietários do antigo hotel.

Entretanto, a avenida onde o hotel se situa vai continuar encerrada ao trânsito, para possibilitar os trabalhos de limpeza e de remoção dos escombros.

A derrocada registou-se na noite de quarta-feira, tendo caído cerca de metade da fachada do antigo hotel.

Pedras de grandes dimensões invadiram a via pública mas sem atingir pessoas ou viaturas.

“Felizmente, o hotel soube escolher a hora para cair, porque em causa está a principal avenida que atravessa o Gerês. Se fosse durante o dia, podíamos estar agora a falar de um caso muito mais grave”, referiu à Lusa o vereador da Protecção Civil, Luís Teixeira.

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês mas que está devoluto há duas décadas.

Entretanto, tinha perdido o telhado e, segundo o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, entrou em “progressiva degradação”, assumindo-se como um “escarro” à entrada daquela vila termal e como um “perigo” para a segurança de pessoas e bens.

“A Câmara já tinha notificado os proprietários para fazer obras de demolição ou de consolidação do edifício, mas a empresa proprietária respondeu que não tinha capacidade financeira”, disse Joaquim Cracel.

Sugerir correcção
Comentar