Alfaiataria: corte e costura com um copo na mão

Tem carrinhos de linhas, alfinetes de dama, dedais e botões mas (já) não é casa de costureira ou alfaiate. Às prateleiras foram acrescentadas garrafas de gin, cervejas e petiscos – é assim a Alfaiataria, agora bar, em Lisboa

Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso

O nome e a decoração não enganam: isto é uma alfaiataria. Durante 40 anos um alfaiate cortou e costurou tecidos com a fita métrica ao ombro e agulha na mão e Vanessa Vargas, mentora do espaço, não quis mudá-lo muito. O alfaiate arrumou as linhas, Vanessa desarrumou-as. Deixaram de se alinhavar fatos para se alinhavarem bebidas e costurar petiscos. O novo bar é “uma homenagem à profissão que quase já não existe”, explica a mentora do projecto, e “um espaço acolhedor para descontrair depois do trabalho”.

Numa rua movimentada perto de Santos, local de saídas nocturnas, uma porta em ferro verde abre-se para desvendar várias máquinas de costura pretas da Singer, prateleiras carregadas de elementos essenciais à vida de um alfaiate – o anterior proprietário não deixou muitos dos seus materiais mas Vanessa procurou-os em lojas antigas e em casa de familiares e trouxe-os novamente para o espaço. “Dão cor e mantém a temática”, realça a decoradora, Tânia Martins, de volta do balcão numa segunda-feira a meio da tarde, ainda de portas fechadas – até ao final do mês, a Alfaiataria abre portas apenas a partir das 18 horas; depois estará aberta durante todo o dia como um “café normal”.

O chão é em xadrez e há mesas que imitam tábuas de engomar, com pequenos bancos em madeira. Outras têm tampos envidraçados que deixam ver os botões multicoloridos, com pequenas âncoras, tesouras, agulhas soltas. É numa destas mesas, junto à porta de vidro e com a luz de meio da tarde a incidir nos botões metalizados, que Vanessa Vargas conta como foi achando as “antiquíssimas” linhas de seda da Singer, as capas de livros de costura ou os moldes pendurados nas paredes.

Foto
Miguel Manso

“Tudo tem uma lembrança”, diz. A avó costurava nas horas vagas e tinha os materiais guardados em casa, Vanessa foi lá e trouxe-os para os compartimentos das mesas, separados como se de caixas de costura se tratassem. Também os vizinhos se lembram do anterior inquilino e vão passando com curiosidade. “O alfaiate abriu de novo? O que tem lá agora?”.

Só as máquinas emolduradas no balcão não são de família e das dez, todas iluminadas, só duas não funcionam. “Não foi fácil arranjar tantas”, conta, mas tinha de as encontrar, para “compor” o imaginário de uma retrosaria ou alfaiataria. Todas têm números de referência, a do meio é manual, de 1932, e a mais antiga é de 1864, continua, apontando para uma e outra máquina, pretas com ornamentos dourados.

Do jazz diurno à electrónica "ouvível"

E o que distingue este bar, que concorre directamente com a movida nocturna de Santos? Primeiro, a localização. O eléctrico passa, rua acima, rua abaixo, e o movimento na rua é constante. Mas é “a vibe” pensada para o espaço que fará a maior diferença, responde peremptoriamente Vanessa Vargas. Durante o dia haverá jazz e muita luz natural. À noite a música muda para electrónica – “ouvível, não é tanto batida para dançar”, ri-se Vanessa. A ideia é ser um espaço “muito ecléctico”, que passa um bocadinho de tudo.

Não tem um público definido, quer agradar não só aos locais que vão trazendo amigos de amigos mas também a turistas. “Para quem está viajando é normal passar, olhar e querer entrar num café que seja giro”, diz. Este é um espaço para “as pessoas que saem para o convívio, para estarem com quem gostam. Nós queremos unir o útil ao agradável” com bebidas, petiscos e um espaço acolhedor, reforça.

A longo prazo, a grande aposta da Alfaiataria será no conceito "happy hour". “Os portugueses ainda não têm muito esta cultura, como em Itália onde se bebe um copo antes de ir para casa. A ideia é vir, comprar uma bebida e eu ofereço os petiscos”, explica Vanessa Vargas.

O menu ainda está a ser delineado e os cocktails estão a ser definidos por Dave Palethorpe, proprietário do bar de cocktails CINCO Lounge, no Príncipe Real. A hora feliz será entre as 17h30 e as 19h30/20h e os petiscos serão “simples” mas “gostosos”, promete a proprietária.

Sugerir correcção
Comentar