Mural de arte urbana vai tapar fachada da livraria Lello

Obra, que irá esconder os andaimes durante as obras de restauro do edifício, começa a ser criado nesta quinta-feira.

Foto
Mural de Mr. Dheo na Rua Alferes Malheiro, no Porto Diogo Baptista

A livraria Lello, que se prepara para assinalar os seus 110 anos, vai “mudar de cara” durante dois meses para poder ter uma “cara lavada”. A partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo, o graffiti writer portuense Mr. Dheo, com o colega Pariz One, vão dar um novo rosto à famosa livraria da cidade Invicta, criando uma fachada temporária neste espaço, uma vez que, em breve, o edifício entrará em obras de conservação e restauro.

A criação deste mural, feito por um artista que já trabalhou em dezenas de países e ganhou reconhecimento internacional, fará com que, durante o período do restauro, este que é um dos locais mais visitados da cidade não fique com uma fachada de andaimes, podendo os visitantes e transeuntes apreciar não só a suaimagem original mas um grande mural artístico, inspirado na cidade, na literatura e na história, mural este que será pintado à vista de todos quantos por ali passarem.

No mural, Mr. Dheo - que se tornou internacionalmente conhecido pelos seus murais com imagens e rostos hiper-realistas, quase fotográficos, e que são a sua principal marca distintiva - vai trabalhar, na parte central, uma combinação de elementos centrados no processo criativo de um escritor: uma pilha de livros antigos, uma vela acesa e uma garrafa de vinho do Porto. A toda a volta, e simultaneamente como fundo da parte figurativa, Pariz One fará um padrão de cores através de formas geométricas, que nos remetem para a arte vitral, também presente na livraria.

As obras de conservação e restauro exterior e interior, que arrancam em breve, tendo em vista a preservação do património existente, e que, no exterior, vão durar dois meses, embora causem alguns constrangimentos, não vão impedir que a livraria - que inspirou autores como J. K. Rowling para a conhecida saga Harry Potter - seja visitada.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar