De Novembro a Fevereiro foram concedidos 376 vistos gold

Angolanos, brasileiros e chineses encabeçam lista.

Foto
PÚBLICO/Arquivo

Entre Novembro de 2015 e Fevereiro passado foram concedidas 376 Autorizações de Residência para Investimento, conhecidos como vistos gold, revelou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).

A informação do gabinete da ministra Constança Urbano de Sousa, a pedido de um requerimento do PSD, refere que das 376 autorizações, 38% tiveram lugar no passado mês de Fevereiro, fruto da task force criada para a recuperação de pendências.

Por áreas de investimento, 23,5 milhões de euros foram ao abrigo da transferência de capitais de montante igual ou superior a um milhão de euros. Na aquisição de imóveis, até ao limite superior de 500 mil euros, foram investidos 210,1 milhões de euros.

Segundo o MAI, um investidor criou 31 postos de trabalho. Por origem geográfica de cidadãos abrangidos, as nacionalidades mais representativas são a angolana, brasileira, chinesa, jordana, russa, saudita e sul-africana.

Recorda-se que na apresentação do Orçamento do seu ministério à comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, o chefe da diplomacia portuguesa referiu que, até princípios de Março, tinham sido tramitados - não concedidos - 850 processos. Em Janeiro, segundo Augusto Santos Silva, foram atribuídos 46 vistos gold a cidadãos chineses, cinco a brasileiros, dois a russos e 12 a cidadãos de outros países não especificados.

Sugerir correcção
Comentar