Chefes do fisco terão criado despesas falsas para beneficiar empresários

Megaoperação da PJ leva à detenção de três chefes de finanças, um inspector tributário, três técnicos e um advogado, membro do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros. Detidos ainda quatro técnicos de contas.

Foto
Inspectores da PJ fizeram ontem buscas em dezenas de repartições de finanças na Grande Lisboa

Os funcionários do fisco detidos por suspeita de corrupção, recebimento indevido e falsidade informática ofereceriam uma panóplia de serviços aos empresários e outros contribuintes que lhes pagassem avultadas quantias em dinheiro. Desde criarem despesas falsas para diminuir o imposto a pagar, a passarem falsas declarações de regularização de dívidas ao fisco ou a elaborarem requerimentos a pedir a devolução de coimas, divulgarem informação fiscal e patrimonial de terceiros e até a prestarem serviços de consultadoria fiscal.

Com a atribuição de benefícios ilegais, os suspeitos terão lesado o erário em vários milhões de euros, não tendo ainda os investigadores feito a contabilidade detalhada do prejuízo. As falsas declarações de regularização de dívidas ao fisco terão permitido, por exemplo, a empresários participar em concursos públicos, que lhes deveriam estar vedados. 

Entre os 15 detidos ontem pela Polícia Judiciária numa megaoperação levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção na zona da Grande Lisboa estão, além de três técnicos das finanças, três chefes de repartição e um inspector tributário. Todos integravam a Direcção de Finanças de Lisboa. Duas são chefes de finanças das repartição de Lisboa 8, no bairro de Alvalade, e de Lisboa 6, no bairro da Encarnação, e um outro é chefe adjunto da repartição de Finanças de Lisboa 4, em Arroios. Nas 120 buscas realizadas nesta operação, designada Tax Free, foram visitados os serviços onde estes responsáveis trabalham e alguns onde os mesmos já tinham estado anteriormente.

São interrogados esta quarta-feira

Foi ainda detido um advogado, membro do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros da Autoridade Tributária, quatro técnicos oficiais de contas, dois empresários e um consultor fiscal. Todos foram transportados para o estabelecimento prisional anexo à sede da PJ, em Lisboa, onde vão passar a noite desta terça-feira. Já esta quarta-feira serão identificados e começarão a ser ouvidos por um juiz de instrução que posteriormente lhes aplicará as respectivas medidas de coacção a que ficarão sujeitos durante o desenrolar da investigação.

Esta terça-feira, à hora do almoço, a PJ anunciava que tinha detido 15 pessoas, “entre as quais se encontram funcionários, advogados, empresários e técnicos oficiais de contas, pela presumível prática dos crimes de corrupção activa e corrupção passiva para acto ilícito, recebimento indevido de vantagem e falsidade informática”. Não foram constituídos mais arguidos.

Antes, já a Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgara que entre os suspeitos havia “um director de serviços da Autoridade Tributária (AT), um director de finanças adjunto, um membro do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros da Autoridade Tributária”. Só o último se confirmou. O PÚBLICO não conseguiu esclarecer porque é que entre os suspeitos detidos, os únicos arguidos no inquérito, não estão afinal detentores daqueles cargos anunciados pela PGR.

Em reacção à notícia das buscas nos serviços da AT, que estão na alçada do Ministério das Finanças, a tutela limitou-se a confirmar que “a operação em curso foi feita com a colaboração” da própria AT, “que coadjuvou” a PJ. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, “não está em causa a idoneidade da maioria dos trabalhadores” da máquina fiscal. “Perante os dados conhecidos, estamos a falar de pessoas com cargos dirigentes, em lugares de chefia ou direcção, que poderão ter estabelecido relações com membros da sociedade civil — fiscalistas, advogados, técnicos oficiais de contas”, afirmou.

Também a Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira defendeu que a competência profissional dos funcionários da AT não pode ser posta em causa. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários