BlueOlive/Pixabay
Foto
BlueOlive/Pixabay

Portugal distinguido pela rede Erasmus

Portugal foi distinguido como melhor país Erasmus Student Network 2015/2016. A reunião que junta, anualmente, todas as secções Erasmus, aconteceu em Varsóvia e Portugal foi o país com mais prémios atribuídos

De 7 a 11 de Abril decorreu em Varsóvia, na Polónia, o Annual General Meeting (AGM). Neste evento, o mais importante de todo o universo da Erasmus Student Network (ESN), é decidido o futuro da organização e todas as secções dos países ESN são convidadas a participar. É também na AGM que são entregues os ESN Star Awards, que premiam os melhores projectos, actividades, secções e países. A votação é feita pelo Comité Internacional, constituído por membros da ESN de vários países.

No evento deste ano, Portugal venceu oito prémios, com destaque para melhor país ESN (STARland) e melhor secção ESN (STARlight), Lisboa. Os portugueses foram os vencedores da noite e quem mais trouxeram prémios para casa.

Para quem viveu de perto, a noite tornou-se inesquecível. Sara Sarmento, directora de comunicação da ESN Portugal, foi à AGM na capital polaca e não podia estar mais contente com a vitória: “Foi uma grande festa, saltamos logo e fomos para o palco. Celebramos muito”.

A equipa portuguesa não contava com este prémio, até porque Portugal ficou em 2.º lugar nos últimos dois anos. “Nós não tínhamos expectativas para não ficarmos desapontados”, conta Sara ao JPN. No entanto, o prémio veio para Portugal. Para a directora de comunicação, a distinção representa “o reconhecimento do esforço e do trabalho” da organização.

Sara Sarmento salienta, ainda, que o prémio de melhor país ESN “é de todas as secções” porque afinal, o trabalho faz-se em equipa.

A AGM acontece uma vez por ano e dura cerca de quatro dias. O evento anual contempla uma sessão plenária, um desfile de bandeiras, o EuroDinner e, por último, a Gala. É neste evento formal que são atribuídos os prémios anuais. A tradição de entrega de troféus iniciou-se em França, na AGM de 2008. No total, são 42 prémios para 14 categorias, sendo atribuídos primeiro, segundo e terceiro lugar em cada.