Novos apoios à integração de jovens músicos no mercado laboral

Iniciativa destina-se a músicos portugueses, ou nacionais de um dos países da União Europeia residentes em Portugal, com idades entre os 18 e os 26 anos

Foto
FirmBee|Pixabay

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) lançou um programa de aperfeiçoamento artístico para apoiar a integração de jovens músicos no mercado laboral, que inclui oficinas em Maio, seguidas de um estágio numa orquestra profissional fora de Portugal.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à Lusa, o programa de aperfeiçoamento artístico chama-se "Allegro com Brio" e prevê a realização, de 6 a 8 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, parceira desta acção, de um conjunto de oficinas e palestras.

O objectivo, segundo a DGArtes, é "facilitar e apoiar a integração de jovens músicos no mercado laboral, através da aquisição de competências específicas que complementem a formação técnico-artística adquirida em ambiente escolar". Após a realização do aperfeiçoamento artístico, em Maio, em Lisboa, está prevista a realização de um estágio para dois jovens numa orquestra profissional fora do país, ainda este ano, ou em 2017.

Esta iniciativa destina-se a músicos portugueses, ou nacionais de um dos países da União Europeia residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos. Anualmente, são realizadas audições em Portugal para a Orquestra de Jovens da União Europeia, às quais concorrem centenas de alunos de escolas de todo o país e cuja organização é da responsabilidade da DGArtes.

"Constatando que é difícil a integração no mercado de trabalho, apesar do elevado grau técnico-artístico dos jovens músicos, a Direção-Geral das Artes concebeu este programa com o objectivo de dotar jovens músicos de ferramentas e competências específicas, que lhes permitam integrar o mercado de trabalho em meio artístico em condições idênticas às dos restantes músicos europeus", justifica aquela entidade.

Entre essas competências específicas estão, segundo a DGArtes, "a capacidade de iniciativa na programação e produção de concertos, a aptidão para uma apresentação pessoal irrepreensível, a habilidade na elaboração de um currículo artístico e de uma carta de apresentação persuasivos, ou a eficiência na gravação e edição de imagens e som".

Após a realização das oficinas, dois jovens músicos serão seleccionados para a frequência de estágios profissionais em orquestras internacionais, pela DGArtes, que suportará os custos com as viagens e estadia dos músicos no estrangeiro e o apoio logístico e institucional necessário.

Sugerir correcção
Comentar