Stairway to Heaven dos Led Zeppelin pode ter sido em parte copiada

Vocalista e guitarrista dos lendários Led Zeppelin acusados de plágio vão a julgamento nos Estados Unidos. Semelhanças são "substanciais" com canção dos Spirit.

Foto
Robert Plant e Jimmy Page são os acusados Reuters

Robert Plant, a voz dos lendários Led Zeppelin, e o guitarrista Jimmy Page vão enfrentar a justiça norte-americana sob a acusação de terem roubado os acordes de abertura do seu clássico Stairway to Heaven, composto em 1971.

Numa decisão tomada na sexta-feira, um juiz de Los Angeles disse que a canção instrumental Taurus da banda Spirit, datada de 1967, era suficientemente parecida para o caso ser julgado por um júri. O julgamento que decidirá se Plant e Page infringiram a legislação de direitos de autor está marcado para 10 de Maio.

Uma comparação entre as duas canções feita pelo músico TJR

A acção foi colocada por Michael Skidmore, representante do já desaparecido Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, guitarrista dos Spirit e autor de Taurus.

Skidmore disse que Page se pode ter inspirado para escrever Stairway to Heaven para os Led Zeppelin depois de ter ouvido os Spirit a tocar Taurus durante a digressão que as duas bandas fizeram em conjunto em 1968 e 1969, mas que Wolfe nunca viu os seus direitos reconhecidos.

A defesa diz que Wolfe fazia canções por encomenda sem direito a ver o seu copyright reconhecido, e que a sequência dos acordes era tão vulgar que não merecia protecção autoral. Mas o juiz Gary Klausner conseguiu encontrar semelhanças “substanciais” entre os primeiros dois minutos de Stairway to Heaven e Taurus, a que chamou, “indiscutivelmente, os segmentos mais importantes e reconhecíveis” das canções.

“Embora seja verdade que uma sequência cromática de quatro acordes descendente é uma convenção vulgar que abunda na indústria musical, as parecenças aqui transcendem esta estrutura de acordes”, escreveu o juiz. “O que resta é uma avaliação subjectiva da ‘concepção e sensação’ de dois trabalhos… uma tarefa que é tão adequada a um juiz como a um júri”.

Klausner não incluiu na acusação o baixista John Paul Jones e a etiqueta Warner Music Group. Disse também que os representantes de Randy Wolfe só podiam reclamar 50% dos direitos, citando um contrato assinado pelo músico em 1967.

“Este caso, da nossa perspectiva, sempre foi sobre reconhecer créditos onde os créditos eram devidos, e agora vamos conseguir emendar o que estava mal”, disse Francis Malofiy, advogado de Skidmore.

O advogado de defesa não esteve disponível para fazer um comentário nesta segunda-feira.

Segundo a acusação, Wolfe queixou-se das semelhanças entre as canções numa entrevista pouco antes de se ter afogado ao tentar salvar o filho.

Stairway to Heaven é uma das canções mais conhecidas do grupo e uma faixa do quarto álbum de estúdio sem título dos Led Zeppelin, geralmente referido como Led Zeppelin IV.

Não é a primeira vez que os Led Zeppelin são acusados de plágio. No YouTube é possível encontrar vídeos que comparam diversas músicas da banda com canções principalmente de artistas de blues norte-americanos. Um dos casos mais emblemáticos envolveu a canção Whole lotta love, que abre o álbum Led Zeppelin II. Inicialmente creditada aos membros da banda, a canção foi alvo de um processo movido pelo compositor norte-americano Willie Dixon. Um acordo extra-judicial, realizado em 1987, fez com que Dixon passasse a ser creditado como co-autor de Whole lotta love, tendo a negociação também reconhecido o músico como co-autor de Bring it on Home', igualmente presente no álbum Led Zeppelin II.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários