Obesidade no mundo mais do que duplicou em 40 anos

Estudo com a participação de investigadora da Universidade de Coimbra envolveu 20 milhões de adultos de 186 países.

Foto
Mais de um em cada dez homens e uma em cada sete mulheres em todo o mundo são obesos REUTERS/Toby Melville

Um estudo sobre obesidade envolvendo 20 milhões de adultos de 186 países concluiu que nos últimos 40 anos a obesidade entre os homens triplicou e que nas mulheres mais do que duplicou.

A investigação, acabada de publicar na revista The Lancet, revela que entre 1975 e 2014 a obesidade entre os homens triplicou (de cerca de 3%, em 1975, para quase 11%, em 2014) e que nas mulheres mais do que duplicou (de mais de 6% para perto de 15%), anunciou nesta segunda-feira a Universidade de Coimbra (UC).

Conduzida pelo Imperial College London, a pesquisa, que contou com a colaboração da investigadora Cristina Padez, do Centro de Investigação em Antropologia da Saúde (CIAS), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, "envolveu perto de 20 milhões de adultos de 186 países".

Os dados relativos a Portugal são "compostos por uma amostra de mais de 820 mil jovens adultos de todo o país, com idades compreendidas entre os 18 e 20 anos, de vários estratos sociais, que participaram nas inspecções militares, no período 1985-2000", refere a especialista do CIAS, citada pela UC numa nota hoje divulgada.

"Mais de um em cada dez homens e uma em cada sete mulheres, em todo o mundo, estão agora obesos", concluiu o estudo.

"Em quatro décadas, a obesidade entre os homens triplicou, de 3,2% em 1975 para 10,8% em 2014" e, "nas mulheres, mais do que duplicou, passando de 6,4% em 1975 para 14,9% em 2014".

Isto é, em 2014, "266 milhões de homens e 375 milhões de mulheres em todo o mundo eram obesos, significando também que a população mundial tornou-se mais pesada em cerca de 1,5 quilogramas em cada década subsequente desde 1975", explicita a UC.

Além disso, 2,3% dos homens e 5% de mulheres de todo o mundo têm a "classificação de obesidade grave, colocando-os em risco acrescido para o desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro".

O estudo, que envolveu a Organização Mundial da Saúde (OMS), previu igualmente as tendências globais de evolução da obesidade, indicando que, em 2025, 18% dos homens e 21% das mulheres sofrerão de obesidade, acrescenta a UC.

A pesquisa "mostra um cenário tremendamente assustador, indicando que vai ser praticamente impossível atingir a meta global estabelecida pela OMS no sentido de até 2025 estabilizar os valores da obesidade nos níveis de 2010", salienta Cristina Padez. "Tem de haver uma política global de combate à obesidade por parte dos governos e não centrada apenas nos indivíduos", adverte a investigadora.

A obesidade é "um dos grandes factores de risco para um conjunto vasto de patologias, com custos sociais e económicos brutais para os países", observa a especialista da UC em obesidade.

Sugerir correcção
Comentar