Aqui podes falar a sós com líderes de "start-ups"

A 5ª. edição da Go Youth Conference acontece a 30 de Abril e 1 de Maio, no LX Factory, em Lisboa. Este ano, os participantes vão poder conversar a sós e durante dez minutos com alguns dos líderes das "start-ups" internacionais mais mediáticas

Foto
Alejandro Escamilla

Tiago e André tinham apenas 16 e 17 anos, respectivamente, quando, inspirados por Mark Zuckerberg, quiseram lançar em Portugal uma conferência que juntasse jovens empreendedores aos mais bem-sucedidos líderes de "start-ups" internacionais, num ambiente onde "todos falam com todos". Hoje, com 21 anos, Tiago Vidal e André Carvalho, juntamente com Telma Neves, de nove anos mais velha, preparam a 5.ª edição da Go Youth Conference. Aquele que é apresentado como o maior evento nacional de empreendedorismo jovem e que traz a Lisboa as mais mediáticas personalidades de "start-ups" e capitais de risco do mundo acontece a 30 de Abril e 1 de Maio

A aventura começou "do nada" durante as férias, no Verão de 2011. Com o exemplo de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, ou Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, "sempre na cabeça", Tiago quis entender como nascem "empresas que em dois ou três anos mudam completamente o mundo". E apercebeu-se: "Gostava mesmo de conhecer pessoas que tivessem no máximo mais cinco anos do que eu e entender como é que alguém com 20 anos cria uma empresa e a vende por exemplo ao Facebook".

Foi então que enviou um e-mail a André, na altura seu colega de turma do 12.º ano, em Almada, desafiando-o para a organização de um evento, na altura sem paralelo em Portugal. André Carvalho, actualmente finalista de Direito, aceitou o desafio. Puseram mãos à obra, juntaram mais dois elementos (um do Porto e outro de Coimbra) e desdobraram-se em trabalhos. A primeira edição aconteceu em Março de 2012.

Este ano, os participantes da Go Youth Conference terão a oportunidade de conversar a sós e durante dez minutos com alguns dos líderes das "start-ups" internacionais mais mediáticas, mediante agendamento no site do evento. São as chamadas "mentor sessions", ou seja, sessões de um para um que decorrem em paralelo à conferência. Ao todo vão ser 600 os estudantes, empreendedores e investidores, entre eles 13 oradores internacionais.

"Os oradores vêm sobretudo dos EUA e da Europa. Tentamos trazer os melhores exemplos possíveis dos grandes pólos, como Londres e Berlim, e muitos também de Nova Iorque e de São Francisco", disse Tiago Vidal. São muitas as histórias e as experiências de cada um. A Postmates, por exemplo, opera um serviço de entregas de bens localmente e goza de muito prestígio em Silicon Valley, depois de ter levantado um investimento de mais de 80 milhões de dólares (cerca de 70,2 milhões de euros), na Go Youth Conference do ano passado. "Nos próximos dois anos vai ouvir falar-se muito da Dubsmash [uma aplicação de mensagens que permite partilhar vídeos tipo 'selfie', mas com áudios de filmes famosos], tanto como do Snapchat ou de outros", antecipa Tiago Vidal. "Vai explodir completamente."

Entre as estreias há ainda a destacar Thor Fridriksson, o fundador e presidente executivo do Quizup — um dos jogos mais populares da AppStore —, e Ryan Ozonian, cofundador, juntamente com Mark Cuban, da Cyberdust, que tem uma aplicação móvel para apagar as mensagens 24 segundos depois de serem lidas. Os participantes poderão rever Adam Cheyer, o fundador da Siri — a já famosa assistente virtual da Apple —, que depois de ter vendido a "start-up" ao gigante norte-americano foi vice-presidente da Apple e chegou a trabalhar com Steve Jobs, ou David Noel, da plataforma online de publicação de áudio Soundcloud.

A participação na 5.ª edição do evento tem preços que começam nos 15 euros.

Sugerir correcção
Comentar