Marcelo: veículo para resolver malparado ajuda a fortalecer sistema financeiro

Fórmula é "uma prova de confiança" e uma "ajuda adicional para fortalecer o sistema financeiro.

Foto
Enric Vives Rubio

O Presidente da República referiu hoje que o veículo de resolução do crédito malparado já foi utilizado noutras economias, "é uma prova de confiança" e "uma ajuda adicional para fortalecer um sistema financeiro".

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à margem da comemoração dos 140 anos da Caixa Geral de Depósitos, tendo sido questionado sobre a ideia defendida num entrevista ao DN e à TSF, pelo primeiro-ministro, António Costa, de que seria "útil para o país encontrar um veículo de resolução do crédito malparado".

"Essa é uma fórmula que já foi ponderada ou utilizada noutras economias e portanto nesse sentido não é uma realidade nova, que longe de significar um juízo negativo sobre o sistema financeiro, pelo contrário, olhando para outros exemplos, é uma prova de confiança no sistema financeiro e uma ajuda adicional para fortalecer um sistema financeiro como o sistema financeiro português", observou.

Em entrevista ao DN/TSF, António Costa defendeu que é “útil ao país” a criação de um “veículo de resolução do crédito malparado”. E afirmou que é preciso “trabalhar com as instituições regulatórias e financeiras no quadro da unidade de missão - e também como resulta do programa nacional de reformas – na resolução dos chamados non performing loans, isto é, traduzindo de forma mais simplista o crédito malparado”.

Costa acrescentou em seguida que “era útil ao país encontrar um veículo de resolução do crédito malparado, de forma a libertar o sistema financeiro de um mono que dificulta uma participação mais activa nas necessidades de financiamento das empresas portuguesas”.

Sugerir correcção
Comentar