Jovens cineastas e fotógrafos: esta residência é para vocês

O festival Filmes do Homem, cuja segunda edição vai decorrer entre 2 e 7 de Agosto, pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social

Foto

A ideia é proporcionar uma residência artística a jovens cineastas e fotógrafos, para "documentar o património imaterial" de Melgaço. Intitulada "Plano Frontal", a residência artística, de 29 de Julho a 7 de Agosto, destina-se "a jovens cineastas e fotógrafos em final de curso, que frequentem as escolas do ensino superior de Cinema, de Audiovisuais e de Fotografia, ou que tenham concluído recentemente a sua formação".

A organização do Festival de Cinema de Melgaço, a cargo da câmara local e da AO NORTE — Associação de Produção e Animação Audiovisual, explicou que as candidaturas para a área de fotografia são individuais, enquanto para o cinema devem ser colectivas, constituídas, cada uma, por um realizador, um operador de imagem e um operador de som.

Serão selecionados três fotógrafos e quatro equipas de cinema documental para, durante a residência, realizarem projectos na região de Melgaço. Contribuir para "um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover a fotografia e o filme documentário e potenciar o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas" são, segundo a organização, os objetivos do projeto "Plano Frontal".

O festival "Filmes do Homem", cuja segunda edição vai decorrer entre 2 e 7 de Agosto, "pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, reflectir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio que Jean Loup Passek, escritor e crítico de cinema, francês, doou ao município.

A programação da edição 2016 do festival vai incluir a projecção de documentários, exposições de fotografia, a segunda edição do concurso para a atribuição do prémio Jean Loup Passek e um curso de verão intitulado "Fora de Campo".

A residência artística será orientada por Pedro Sena Nunes. Durante o Festival, de 2 a 7 de Agosto, será também possível assistir à projecção de documentários e visitar exposições de fotografia. 

Sugerir correcção
Comentar