Atlas Green/Unsplash
Foto
Atlas Green/Unsplash

Gap year: Investe um ano, ganha uma vida

Tu tens as dúvidas e o Gap Year Portugal ajuda-te nas respostas, um apoio imprescindível na organização da grande viagem da tua vida

O IV encontro nacional de "gappers" ("gap year" ou ano sabático) é promovido pelo Gap Year Portugal (GYP) e vai juntar sábado (9h30), dia 9 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, alguns dos mais experientes viajantes portugueses que vão partilhar com os futuros e potenciais "gappers" as suas vivências pelo planeta.

A ideia é incentivar os jovens a parar os estudos um ano, partir e ganhar “mundo”, revelando-lhes as vantagens de tal opção — e dando-lhes "formação" em diversas áreas temáticas, que os ajude no desafio.

Tens dúvidas sobre o que queres fazer do teu futuro profissional? Não te sentes suficientemente motivado/esclarecido para escolher uma determinada via académica? Sabes que precisas conhecer-te melhor para decidir o teu caminho? Essas e outras dúvidas sobre o teu futuro podem começar a ser resolvidos num "gap year".

E o que é isso? Simplesmente uma pausa na tua vida escolar (ano sabático) para fazeres coisas que te levam a perceber qual a tua vocação, o que te faz (realmente) feliz. Tu tens as dúvidas e o Gap Year Portugal ajuda-te nas respostas, um apoio imprescindível na organização da grande viagem da tua vida. Terás formação sobre planeamento, segurança e gestão do orçamento.

Os participantes dão-te perspectivas e opções de voluntariado internacional e sugestões sobre o que fazer durante o teu "gap year". Falam-te sobre cuidados em viagem, aconselham-te distintos modos de a fazeres e até como, estando fora do teu país, podes gastar menos dinheiro do que ficando por casa. Terás todos os instrumentos e conforto para saíres da tua zona de conforto.

Entre os palestrantes, tens Ivete Carneiro, jornalista, escritora e viajante que já se aventurou sozinha por meio mundo e que te falará sobre segurança em viagem. Rui Barbosa Batista, também jornalista e autor do site Bornfreee, tem 100 países no currículo e vai explicar-te como viajar pode ser uma arte financeiramente acessível a todos. Rita Andrade é guia da agência de viagens Nomad e sugere-te vários motivos para viajares. Luís Pinto tem uma experiência fresquinha do seu Gap Year para partilhar contigo.

Este é o evento que também reúne diversas oportunidades de voluntariado internacional – várias ONG vão estar representadas no encontro, disponíveis a ajudar-te — e que pretende pôr todos os jovens a viajar.

Com o apadrinhamento do Secretário de Estado da Juventude e Desporto e da madrinha da GYP, a jornalista Maria João Ruela. Para que a decisão de um Gap Year tenha (ainda) maior consistência, os pais também são convidados a participar neste encontro. Neste encontro ainda podes saber mais sobre as duas bolsas até 6500 euros para voluntariado ou estágios profissionais no teu Gap Year. Esta é também a oportunidade para os jovens recolherem mais informações sobre a bolsa de financiamento do Concurso Gap Year ou para se habilitarem a ganharem um interrail.