Destroço encontrado nas Maurícias poderá pertencer ao voo MH370

Dois anos após o desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines, autoridades vão analisar um vestígio que poderá pertencer ao interior do aparelho.

Foto
O avião desapareceu em Março de 2014 Damir Sagolj/Reuters (arquivo)

As autoridades da Austrália disseram que uma peça de avião suspeita, encontrada a leste de África, numa das ilhas das Maurícias, vai ser examinada para se saber se fazia parte do Boeing 777 da Malaysia Airlines que fazia o voo MH370 e desapareceu há dois anos, num dos maiores mistérios da aviação do mundo.

Um dono de um hotel da ilha que viu o objecto disse que parecia ser do interior do avião, e que parecia ter o papel de parede com o mesmo padrão do interior do voo MH370. Se a suspeita for confirmada, então esta seria a primeira peça do interior do aparelho a ser encontrada.

A Austrália liderou as buscas do avião que desapareceu em Março de 2014 com 239 pessoas a bordo, num voo que partiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, e tinha Pequim, na China, como destino. O ministro australiano dos Transportes, Darren Chester, disse que este vestígio, encontrado na semana passada, era um objecto “de interesse”.

“O Governo da Malásia está a trabalhar com oficiais das Maurícias para ficar com a custódia do vestígio e realizar uma análise”, disse o ministro num comunicado. O responsável não explicou a que parte do avião se pensa que o objecto agora encontrado pertence. “Até o vestígio ser analisado por especialistas, não é possível saber-se a sua origem”, disse.

Ainda não foi possível obter um comentário sobre a descoberta por parte do Governo da Malásia.

William Auguste, dono do Hotel Mourouk Ebony na ilha Rodrigues, a cerca de 560 quilómetros a leste de Maurícia, a principal ilha daquele país insular, disse que o destroço foi descoberto por hóspedes do hotel.

“Parecia mesmo ser uma parte do avião – parece ser da parte de dentro”, disse. “Havia papel de parede dentro do avião, pode-se ver os padrões e parte ainda lá está.” O dono do hotel disse que o destroço foi levado pela polícia.

No mês passado, a Austrália disse que destroços de avião foram encontrados em Moçambique e “eram quase de certeza do MH370” e em 2015 as autoridades francesas disseram que a parte de uma das asas do avião foi encontrada na ilha de Reunião no oceano Índico.

As autoridades da Austrália disseram que mais de 95.000 quilómetros quadrados de uma região alvo de 120.000 quilómetros quadrados já foram investigados na procura dos destroços do avião. Os responsáveis esperam que a investigação termine em Junho, quando toda a área tiver sido observada.

Sugerir correcção
Comentar