40 anos da Apple em anúncios publicitários

A empresa foi criada a 1 de Abril de 1976. Começou por ser um sucesso estrondoso, entrou em declínio e quase se afundou em dificuldades financeiras. Renasceu para lançar alguns dos produtos tecnológicos que marcaram o arranque do século XXI.

Foto
Steve Jobs em 2006, com uma foto dele e de Steve Wozniak quando criaram a Apple Matt Dunham

O mundo da tecnologia deu muitas voltas desde que Steve Jobs, Steve Wozniak e o muito menos conhecido Ronald Wayne se juntaram para criar a Apple e vender computadores pessoais numa era em que quase ninguém tinha um em casa. Os anúncios publicitários (mesmo numa empresa que não precisa da publicidade para chegar aos media) ajudam a contar a história de uma empresa que começou por ser de computadores e acabou por mudar o mundo da música, por criar telemóveis que transformaram a forma como nos relacionamos com o mundo digital e por se tornar um ícone na cultura moderna.

1976 O Apple I, o primeiro computador da Apple, era essencialmente uma placa de circuitos e componentes, aos quais o utilizador tinha de ligar um ecrã e teclado. Custava 666,66 dólares e destinava-se ao crescente mercado dos entusiastas de computadores. O anúncio inclui o logo original da Apple, com um desenho de Isaac Newton sob uma macieira. O logótipo foi desenhado por Wayne, que deixou a empresa apenas duas semanas após a fundação, perdendo a oportunidade de se tornar milionário.

Foto

1977 Uma segunda série de anúncios publicitava o mais sofisticado Apple II. A empresa tentava já chegar a mais pessoas para além dos entusiastas e apresentava o novo modelo como um computador doméstico, para empresas e também para as salas de aula. O logo também fora redesenhado e era já a colorida maçã dentada que viria a dar origem ao actual.

Foto

1980 Apenas quatro anos após a fundação, a  Apple faz uma bem sucedida entrada em bolsa. Os dois fundadores, bem como vários funcionários que tinham acções e os primeiros investidores (num total a rondar as 300 pessoas) tornam-se instantaneamente milionários. Nesse ano, a empresa fez uma série de anúncios com personalidades da história americana. Este, que mostra Benjamin Franklin, um dos fundadores dos EUA, continua a promover a ideia, então muito pouco comum, de ter um computador pessoal (para homens...).

Foto

1983 Um jovem Kevin Costner protagonizou um anúncio aos computadores Lisa (o nome da filha de Steve Jobs, nascida em 1978). O Lisa foi o primeiro computador para o grande público com rato e uma interface gráfica (os ícones e janelas que caracterizam os sistemas operativos modernos), podendo o utilizador prescindir de escrever linhas de comandos. Ao que parece, uma das vantagens do computador era permitir que homens de negócios fossem trabalhar de bicicleta na companhia do cão e voltassem para casa a tempo do pequeno-almoço. Tecnologicamente avançado, mas caro, o Lisa foi um falhanço comercial e a Apple acabou por apostar nos Macintosh, uma outra gama de computadores que estava a ser desenvolvida dentro da empresa.

1984 É o ano daquele que ainda hoje é o mais conhecido anúncio da Apple. Inspirado no livro 1984, de George Orwell, o vídeo, dirigido por Ridley Scott, mostra uma sociedade distópica, comandada por um “big brother” que surge num grande ecrã a falar para uma multidão de pessoas em uniformes cinzentos – a interpretação mais frequente é a de que a Apple procurava representar a IBM, então uma rival com muito maior dimensão. O vídeo, exibido durante um intervalo da Super Bowl em Janeiro, anunciava a chegada do primeiro computador Macintosh (em rigor, fora para o ar ainda em Dezembro do ano anterior, em algumas cadeias de televisão locais).

1985 Um de vários anúncios televisivos deste ano é protagonizado por Alan Greenspan, então apresentado como antigo conselheiro presidencial (viria a assumir poucos anos depois o cargo de presidente da Reserva Federal norte-americana). Este é o ano em que Steve Jobs sai da Apple, na sequência de uma luta de poder interna com John Sculley, o presidente da empresa, que o próprio Jobs fora buscar à Pepsi.

1992 A Apple sem Jobs continuava a seguir o seu caminho na era da massificação dos computadores pessoais. Neste anúncio a computadores portáteis (mostrado apenas parcialmente) está o fundador Steve Wozniak, que sempre se afastou de funções de gestão e teve um papel relativamente discreto na empresa.

Foto

1995 Neste ano, a Microsoft apresenta o Windows 95. Foi um grande salto em relação ao anterior Windows 3.11 e viria a ser um sucesso. Muitos dos elementos então criados para a interface gráfica são ainda hoje usados. A Apple fez questão de responder.

Foto

1996  Apple não queria perder o barco da World Wide Web, que nascera no início da década. O anúncio usa uma imagem do filme Missão Impossível, com Tom Cruise.

Neste ano, já com uma quota de mercado muito diminuta graças à proliferação de PC, e em dificuldades financeiras, a Apple decidiu comprar a Next, uma empresa de computadores criada por Steve Jobs, fazendo-o regressar, com a categoria de consultor, à companhia que fundara 20 anos antes.

Foto

1997 Um anúncio ao Newton, um assistente pessoal digital, ou PDA, lançado alguns anos antes e que teve pouco sucesso. Faltavam dez anos para a Apple apresentar o iPhone, uma espécie de descendente deste Newton. Neste ano, Steve Jobs assumiu interinamente o cargo de presidente executivo da Apple. Conduziu-a nos anos seguintes por um período de recuperação e, depois, de lançamento de alguns dos mais marcantes produtos da electrónica de consumo moderna. Permaneceu no cargo praticamente até morrer, no final de 2011.

Foto

1998 Com Jobs aos comandos e com o conhecido designer Jonathan Ive encarregue de desenhar os produtos, é lançada uma nova linha de computadores com uma estrutura de plástico colorido e translúcido e acompanhados por um (pouco ergonómico) rato redondo. No anúncio, está o slogan Think Different e o logótipo deixou de ser colorido.

Foto

2001 No início do século, a Apple lançou o iPod e a loja online iTunes, entrando no mundo da música e dando assim um importante passo para deixar de ser uma empresa de computadores. As silhuetas coloridas de pessoas a dançar foram a imagem de marca da publicidade ao novo produto.

Foto

2006 Uma longa série de vídeos tornou-se popular ao ridicularizar os PC comparando-os com os Mac. O actor John Hodgman interpretava o papel de PC (mais formal, preocupado com trabalho, bom com folhas de cálculo e preocupado com vírus) e Justin Long era um Mac: mais jovial e divertido, pronto a funcionar assim que saía da caixa. Eis uma compilação:

2007 Steve Jobs apresentou o iPhone em 2007. Foi o primeiro smartphone moderno e lançou a era dos ecrãs sensíveis ao toque. Para os padrões actuais, é um aparelho muito limitado: este primeiro modelo nem sequer permitia a instalação de aplicações. A loja de aplicações só seria lançada no ano seguinte.

2010 Com o sucesso do iPhone e a proliferação de smartphones, a Apple volta a criar com sucesso uma nova categoria de produto. Embora a Microsoft já tivesse comercializado tablets, o iPad foi o primeiro com grande aceitação comercial e fez os restantes fabricantes seguirem atrás. No ano seguinte, Steve Jobs morreu e a sucessão coube ao até então número dois, Tim Cook.

2015 No ano passado, a Apple lançou o seu relógio inteligente, já depois de várias marcas terem chegado ao mercado com este tipo de produto. Vários vídeos promocionais podem ser vistos aqui.

Sugerir correcção
Comentar