Skills Lab: como ajudar licenciados a entrar no mercado de trabalho

Skills Lab propõe ajudar os jovens licenciados no melhoramento de competências para conseguirem entrar no mercado de trabalho. Candidaturas para o programa até dia 15 de Abril

Foto
janeb13

Cria, experimenta e concretiza. Esta trilogia é o mote do Skills Lab, um programa de apoio e promoção da empregabilidade de jovens licenciados e que tem como principal objectivo a criação de ideias para possíveis negócios e o desenvolvimento de competências.

 

Nesta primeira edição do programa, serão seleccionados 24 participantes que, numa primeira fase, terão uma formação-acção com a duração de três meses. Segue-se um período de mais três meses em que estarão em contacto com o mundo do trabalho, nomeadamente com empresas, permitindo que evoluam e desenvolvam modelos de negócios a partir de desafios reais.

Foto

 

Foto

O objectivo é que, no fim do programa, os participantes fiquem melhor preparados para o mercado à escala global, quer seja no seu próprio negócio quer seja num negócio de outrem, e que aprendam aquilo que na universidade não é possível aprender. "Tentamos que os participantes, num ambiente com rede, com a segurança de que podem errar, aprendam através da experiência", explica Tiago Sequeira, o rosto do programa Skills Lab, e ainda "ajudar a que percebam como funciona uma empresa, que atitude devem ter e o que é suposto dar-lhe (enquanto trabalhador)”.

 

“As pessoas que contratam sentem, de alguma forma, que quem estão a contratar não está preparado. As entidades empregadoras têm algum receio de ter essa iniciativa, porque ainda há todo um processo de adaptação, autonomia e ritmo que faz com que os contratados possam não ser uma mais-valia nos primeiros meses. Isso retrai muito a contratação”, considera.

 

“Queremos incutir nos participantes que, seja qual for o projecto que se desenvolva, tem de ser direccionado para o cliente e é importante compreender o valor do produto e do serviço". No fundo, defende Tiago Sequeira, "esta mudança de mentalidade é o principal”. 

O Skills Lab, uma iniciativa da empresa municipal Invest Braga e que fará parte do programa da Braga Capital Ibero-Americana, conta com o apoio de empresas como a Bosch e o IKEA. As candidaturas estão abertas até dia 15 de Abril e todos os participantes terão direito a uma bolsa para fazer face  aos gastos do programa.

Sugerir correcção
Comentar