Comitiva marroquina vem a Portugal para discutir interligação eléctrica

Estudo técnico e económico para construção de um cabo submarino entre Portugal e Marrocos deverá custar 200 mil euros.

Foto
Portugal e Marrocos têm um acordo de cooperação na área da energia Paulo Ricca

Portugal e Marrocos vão voltar a discutir a interligação eléctrica entre os dois países nas próximas semanas. No dia 14 de Abril está agendada uma reunião em Lisboa entre os responsáveis da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG) e os seus homólogos marroquinos para “fechar as questões técnicas” que permitam encomendar os estudos necessários à concretização do projecto, revelou ao PÚBLICO o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Depois da visita da comitiva marroquina, Portugal e Marrocos estarão em condições de lançar o concurso para a realização dos estudos técnicos e de viabilidade económica, um trabalho que, segundo o governante, terá “um custo aproximado de 200 mil euros”. A expectativa é que este trabalho possa ficar concluído já este ano, disse Seguro Sanches.

O acordo de intenções entre Portugal e Marrocos para estudar a construção de um cabo submarino com uma capacidade de interligação eléctrica de cerca de 1000 MW ficou fechado no mês passado, numa reunião de trabalho entre o secretário de Estado português e o ministro marroquino da energia, no decurso de uma conferência sobre energia organizada pelo executivo alemão, em Berlim.

Nesse evento, o governante marroquino, Abdelkader Aâmara, classificou como “prioritária” a ligação entre aquele país do Magrebe e o sul de Portugal.

Numa primeira fase, em que Marrocos (que já tem ligação a Espanha) tem uma produção eléctrica deficitária e preços muito elevados, Portugal posicionar-se-ia como vendedor de energia, mas, no futuro, estaria obrigado “a ser competitivo”, dado o enorme potencial de produção solar do Norte de África, disse o secretário de Estado.

A construção de uma interligação eléctrica entre os dois países foi um dos temas debatidos na 12ª Reunião de Alto Nível Portugal - Marrocos, realizada em Abril do ano passado, em Lisboa, que juntou os chefes de Governo dos dois países (o primeiro-ministro de Marrocos Abdelilah Benkirane e o anterior primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho) e as respectivas delegações ministeriais.

No âmbito deste encontro foram assinados 11 acordos de cooperação, um dos quais na área da energia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários