Câmara do Porto vai oferecer 1.428 árvores e arbustos

As árvores e arbustos, que têm de ser plantados durante o mês de Abril, serão entregues nesta sexta-feira e sábado

Foto
Unsplash/Pixbay

A Câmara do Porto vai entregar 1.428 árvores e arbustos a munícipes e a instituições da cidade a partir desta sexta-feira, no âmbito da iniciativa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si". A iniciativa, que pretende a "expansão da estrutura verde, através de um programa de distribuição [gratuita] regulada aos munícipes e organizações, de arbustos e árvores autóctones/nativas em áreas privadas", contou com 378 candidaturas, das quais 296 foram aprovadas, revelou à Lusa fonte da autarquia.

Com este projecto, a Câmara do Porto pretende "oferecer aos munícipes 10.000 árvores e arbustos (nativos) nos próximos cinco anos", apoiando e reconhecendo assim o papel importante dos residentes na criação e manutenção de espaços verdes. Nesta 1.ª edição de "Se tem um jardim, temos uma árvore para si", a câmara tinha disponíveis 1.750 árvores/arbustos de 11 espécies diferentes, desde carvalhos a medronheiros, passando pelos ciprestes e buxos, "uma parte substancial das quais produzidas no Viveiro Municipal do Porto", permitindo a cada um dos concorrentes receber até dez exemplares.

A entrega das cerca de 1.500 árvores e arbustos, que têm que ser plantados durante o mês de Abril, decorrerá na sexta-feira e sábado nos centros de Educação Ambiental do Covelo e do Núcleo, bem como no Parque da Cidade. Os 296 munícipes e associações com candidaturas aprovadas receberão uma pequena ação de formação no dia da entrega das árvores.

De acordo com os dados da autarquia, a iniciativa recebeu 378 candidaturas, 310 das quais de residências e 65 de organizações, mas apenas 296 preenchiam os requisitos necessários e foram aprovadas. As candidaturas decorreram entre os dias 18 de Fevereiro e 20 de Março e a avaliação das mesmas obedeceu a uma série de requisitos, como a capacidade de acolhimento do terreno e a adequabilidade das plantas pedidas para os espaços.

Aquando da apresentação do projecto, o vereador do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, referiu que o viveiro municipal produziu em 2015 cerca de 20 mil árvores e que a meta para este ano é "plantar 40 mil". Esta produção serve ainda outra iniciativa da Câmara, desenvolvida no âmbito do "FUTURO — projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto", que "já plantou mais de 63 mil árvores".

Sugerir correcção
Comentar