Estas garrafas de água são coloridas para uso dos daltónicos

Azul, rosa, verde, amarelo, laranja e vermelho. São estas as cores disponíveis das WaterColors by EPAL.

Foto
Olichel

As Fill Forever WaterColors by EPAL não são umas garrafas quaisquer: são garrafas de água destinadas a daltónicos, que foram desenvolvidas no âmbito da comemoração do dia Mundial da Cor e da Água — assinalado nos dias 21 e 22 de Março, respectivamente.

A edição especial das garrafas coloridas (azul, rosa, verde, amarelo, laranja e vermelho) é uma iniciativa que auxilia os daltónicos a identificar as cores. Estas garrafas de água contêm o código universal inovador — #ColorADD — onde cada símbolo diz respeito a uma cor. O ColorADD é um sistema universal de identificação de cores, que já está disponível numa aplicação


A iniciativa do Grupo de Águas de Portugal pretende promover o consumo de água da torneira e, simultaneamente, reforçar o seu compromisso com a responsabilidade social, explica em comunicado.

Foto

Tanto a sua concepção, como a sua produção, 100 por cento reciclável e nacional, se preocupam com o impacto social. “Leve a água da torneira consigo” é o slogan do desafio que ganhou, no ano passado, o prémio IF Design Award. 

As garrafas coloridas custam 1,50 euros e as garrafas brancas 1,00 euros, estando à venda na sede da EPAL na Avenida da Liberdade, em Lisboa, bem como nos diversos núcleos do Museu da Água. Proteger da luz solar, lavar regularmente e substituir a água todos os dias são os cuidados que se deve ter para a boa utilização das mesmas.

Segundo a EPAL, em Portugal, cinco por cento da população sofre de daltonismo. No mundo, uma em cada quatro crianças têm dificuldades visuais e cerca de 350 milhões de pessoas são daltónicas. O daltonismo é mais frequente entre os homens.

Sugerir correcção
Comentar