Sousa só acompanhou Djokovic no set inicial

Número um português foi eliminado do Miami Open, às mãos do líder do ranking mundial.

Fotogaleria
O português João Sousa mostrou-se satisfeito Clive Brunskill/Getty Images/AFP
Fotogaleria
O número um do ranking Novak Djokovic Geoff Burke-USA TODAY Sports

Ainda não foi desta vez que João Sousa conseguiu ganhar um set a Novak Djokovic. O número um português assinou uma brilhante exibição no primeiro set, mas, ao falhar quatro game-points quando serviu a 4-4, precipitou a eliminação do Miami Open, o segundo torneio Masters 1000 da época. E ao ver o líder do ranking vencer por 6-4, 6-1, Sousa somou a 19.ª derrota em outros tantos encontros diante de um top 10.

O encontro decorreu de forma equilibrada até ao 2-2, 40-30, altura em que duas duplas-faltas ofereceram o primeiro break-point a Djokovic, no entanto, bem anulado pelo vimaranense. Mas, dois jogos mais tarde, Sousa já não conseguiu acompanhar a consistência e intensidade do sérvio e cedeu um break em branco, para 3-4.

A determinação e atitude competitiva de Sousa veio mais uma vez ao de cima e num (longo) jogo irregular do sérvio – duas dupla-faltas em game-points – dispôs de break-points. Djokovic salvou o segundo com um ás (o seu primeiro ponto ganho com o segundo serviço), mas, na quarta oportunidade, o português igualou. A 4-4, Sousa desperdiçou quatro game-points e o número um mundial aproveitou para fazer mais um break numa altura crucial. E com o final do set à vista, Djokovic elevou o nível e fechou no segundo set-point.

Sousa começou a segunda partida anulando um 0-40, mas a 1-1 já não conseguiu escapar da mesma situação e cedeu o serviço. Os erros começaram a aparecer do lado do português – 26 no total, contra 18 do adversário –, enquanto Djokovic se ia sentindo cada vez mais confortável. Um segundo break (4-1) para o sérvio sentenciou as esperanças de Sousa. E, ao fim de uma hora e 18 minutos, o vimaranense cedeu o break pela quinta e última vez.

Nos oitavos-de-final, Djokovic vai defrontar o austríaco Dominic Thiem (14.º), que eliminou o japonês, vindo do qualifying, Yoshihito Nishioka (124.º), com um duplo 6-2.
 

Sugerir correcção
Comentar