Cambridge regressa aos triunfos nas águas do Tamisa

Tradicional corrida de barco a remo terminou com o fim de um ciclo de três vitórias da Universidade de Oxford.

Foto
Toby Melville

Os atletas da Universidade de Cambridge venceram neste domingo a 162.ª edição da tradicional The Boat Race frente aos rivais de Oxford, pondo fim a uma série de três anos consecutivos sem vencer frente à equipa que veste de azul-escuro.

Como habitualmente, a corrida que teve origem em 1829 numa aposta entre dois amigos, e que hoje é um dos eventos desportivos mais antigos do mundo, chamou às margens do rio Tamisa, às portas de Londres, milhares de espectadores, que, bem ao jeito inglês, se espalharam pelos famosos pubs ao longo dos 6,8 quilómetros do percurso, esperando a passagem dos barcos.

E o que viram neste domingo foi uma vitória clara dos oito atletas de azul-claro. A turma de Cambridge aproveitou a maior experiência dos seus remadores, bem como o facto de partir do lado do rio com condições mais favoráveis, para confirmar o favoritismo que lhe vinha sendo atribuído. Liderou a corrida desde a partida e nos últimos metros limitou-se a vigiar a vantagem, que se fixou em cerca de dois barcos e meio.

Com o triunfo, a supremacia de Cambridge face a Oxford, nas contas globais deste evento, sobe para três triunfos. O score total fixa-se agora em 82 vitórias para Cambridge contra as 79 de Oxford.

Na vertente feminina, que desde o ano passado é realizada no mesmo dia e no mesmo curso da corrida masculina, a vitória caiu para o lado de Oxford, naquela que foi a 13.ª vitória em 17 anos.

O triunfo na 71.ª edição da prova feminina acabou por ser facilitado pelo facto de o barco de Cambridge, fruto das condições meteorológicas, ter metido água, o que facilitou a vida às atletas de azul-escuro, que terminaram com uma vantagem de 1h11s.

Sugerir correcção
Comentar