Maior telescópio óptico do mundo tem dedo português

Dois dos instrumentos principais do maior telescópio óptico do mundo foram parcialmente desenvolvidos pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Foto
Telescópio Europeu Extremamente Grande ESO

Dois dos instrumentos principais do maior telescópio óptico do mundo, um projecto do Observatório Europeu do Sul (OES), têm "cunho" português, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), informou a instituição. O IA está envolvido no desenho dos componentes-chave tecnológicos do espectrógrafo HIRES e também na definição dos objectivos científicos para o espectrógrafo MOS, indicou à Lusa Nuno Cardoso Santos, investigador do instituto.

O OES prevê que a estrutura principal do maior telescópio óptico do mundo, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (European Extremely Large Telescope, E-ELT), comece a funcionar em 2024, no Chile. O telescópio, que opera no registo óptico e infravermelho, com um espelho segmentado de 39,3 metros de diâmetro, permitirá estudar detalhadamente os primeiros objectos do Universo, planetas em órbita de outras estrelas, buracos de massa extremamente elevada e a natureza e a distribuição da matéria escura e da energia escura, assim como caraterizar planetas extrassolares com a massa da Terra.

Segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o E-ELT terá "precisão suficiente" para "medir em tempo real a aceleração da expansão do Universo". O espectrógrafo de alta resolução HIRES "irá observar, com grande precisão, objectos individuais no visível e no infravermelho", permitindo "procurar indícios de vida através da análise da atmosfera de exoplanetas, estudar a evolução de galáxias e identificar a primeira geração de estrelas que se formaram no Universo primitivo, ou determinar se as constantes do Universo variam ao longo do tempo", refere o IA em comunicado.

Por sua vez, o espectrógrafo multiobjectos MOS possibilitará, "através de rastreios de alta precisão de vastas áreas do céu, no visível e no infravermelho", a "investigação da formação das primeiras galáxias e de como estas se juntaram em estruturas maiores, como a Via Láctea", assim como o estudo da "distribuição da matéria normal e da matéria escura no Universo, ou de como os exoplanetas se formam e evoluem".

A nota do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço adianta que os contratos para os estudos de design e conceção dos dois instrumentos foram assinados a 18 e 22 de Março, respectivamente para o MOS e o HIRES. A participação do IA é enquadrada em dois consórcios, formados por institutos de astronomia e astrofísica de países-membros do OES. Portugal é um dos estados-membros do Observatório Europeu do Sul, tendo confirmado a sua participação na construção do E-ELT em 2013. O país contribuirá, até 2023, com 5,1 milhões de euros, o correspondente a cerca de 0,5 por cento do custo total do telescópio.

As empresas portuguesas Critical Software e ISQ também estão envolvidas no projecto. A construção do E-ELT, em duas fases, foi aprovada pelo OES, em 2014. A primeira fase está orçada em cerca de mil milhões de euros, que cobrem os custos da estrutura principal do telescópio. Os trabalhos de terraplenagem e construção de acessos ao local onde vai ser instalado o telescópio, no Cerro Armazones, no deserto chileno do Atacama, começaram, no entanto, alguns meses antes da "luz verde" oficial ao faseamento da empreitada, com a explosão do topo da montanha.

Sugerir correcção
Comentar