Rosberg triunfa e Alonso escapa à morte

Alemão lidera Mundial após vitória na Austrália. Piloto espanhol da McLaren chocou a 310km/h.

Foto

Ninguém gostava do novo formato de qualificação na Fórmula 1 e já está decidido que será abandonado. O que ninguém esperaria era o nível elevado de dramatismo que marcou a primeira corrida da temporada, em Albert Park, na Austrália. Ganhou o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, a escuderia alemã conseguiu a dobradinha e o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, pode agradecer a sorte que teve por não ter sofrido consequências físicas do acidente em que se envolveu.

"Estou consciente de que gastei hoje uma das vidas que me restavam. Quero agradecer à McLaren, à FIA [Federação Internacional do Automóvel] pela segurança actual dos monolugares. Aos meus companheiros e aos adeptos pela preocupação mostrada e apoio incondicional", escreveu Alonso nas redes sociais.

Na volta número 18, o carro de Alonso chocou com a traseira do mexicano Esteban Gutiérrez (Haas), quando seguia a 310km/h. O McLaren ficou logo sem a roda dianteira direita, o espanhol perdeu o controlo do carro, que saiu projectado para a gravilha, embatendo contra uma barreira de protecção lateral depois de dar pelo menos duas voltas no ar. O carro ficou reduzido a escombros.

Apesar de sair do carro pelo seu pé, e aparentemente ileso, Alonso foi transportado ao centro médico do circuito, onde se confirmou que não sofrera lesões graves. Gutiérrez por seu lado também escapou ileso. "Corridas temos muitas, mas vida temos apenas uma... Agradeço a Deus por estarmos todos bem", escreveu o piloto mexicano no Twitter.

O acidente levou os comissários da corrida a suspender a prova, quando esta era liderada pelo alemão Sebastian Vettel (Ferrari). Vettel acabaria em terceiro, atrás da dupla de pilotos da Mercedes, com Lewis Hamilton a garantir o segundo lugar do pódio.

Rosberg começou a época a ganhar, somando o quarto triunfo consecutivo. "A estratégia foi crucial hoje e estou sinceramente agradecido à equipa. Houve uma estratégia na mudança de pneus na bandeira vermelha e felizmente mantive os médios. Ainda estamos no início, mas foi um início perfeito. Temos de continuar de olho nos homens de vermelho [Ferrari]", disse.

Tal como nos dois últimos anos, a Mercedes arranca a temporada a dominar, somando o 33.º triunfo nas últimas 39 corridas. O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) foi quarto e o brasileiro Felipe Massa (Williams), com o francês Romain Grosjean, na sexta posição, a dar os primeiros pontos à estreante Haas. A segunda prova do Mundial de Fórmula 1 disputa-se a 3 de Abril, no Barhein.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários