Prince vai publicar memórias

Aos 57 anos, o músico conta a sua história num livro que, diz a Random House, será “uma viagem inconformista e poética” pela vida e carreira do autor de Purple Rain.

Foto

O músico norte-americano Prince anunciou que vai publicar as suas memórias na editora Spiegel & Grau, a chancela do grupo Random House criada por Celina Spiegel e Julie Grau. O livro ainda não tem título, mas prevê-se que seja publicado no final de 2017.

Um comunicado da Random House diz que a obra será “uma viagem inconformista e poética” pela vida do artista. “Prince é uma enorme figura da cultura mundial e a sua música serviu de banda sonora a um incalculável número de pessoas”, acrescentam os editores.

Cantor, compositor, multi-instrumentista, Prince Rogers Nelson, que adoptou o nome artístico de Prince, nasceu há 57 anos em Minneapolis, no Minnesota, e terá composto a sua primeira canção aos 7 anos. Estreou-se em 1978 com o álbum For You e no ano seguinte lançou Prince, que foi já um grande sucesso comercial graças aos singles Why You Wanna Treat Me So Bad? e I Wanna Be Your Lover.

Mas é nos anos 80 que se tornará um fenómeno mundial com o funk de Purple Rain (1984), considerado um dos melhores álbuns da história da música pop. É verdade que o lançamento do disco coincidiu com a estreia do filme homónimo, dirigido por Albert Magnoli, que tem uma significativa componente biográfica, mas Prince sempre foi muito lacónico a falar da sua vida pessoal.

Vivendo ainda hoje na periferia de Minneapolis, mantém-se tão activo como sempre, e mostra-se agora convertido ao streaming, argumentando que a Internet lhe dá maior liberdade artística.