Marcelo promulga reposição dos feriados

Depois do encontro com o Papa Francisco, Presidente disse que o assunto agradou à Santa Sé.

Foto
Marcelo foi recebido na manhã desta quinta-feira pelo Papa Francisco Alessandro Bianchi/Reuters

O Presidente da República anunciou que irá promulgar nesta sexta-feira o diploma que repõe os quatro feriados suspensos, dois dos quais religiosos, o que "suscitou o agrado da Santa Sé".

Depois de um encontro de cerca de meia hora com o Papa Francisco, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na residência da embaixada portuguesa junto da Santa Sé, onde conversou com os jornalistas portugueses e deu conta da sua intenção de promulgar o diploma de reposição dos feriados assim que regresse a Lisboa.

"Vi que esse tema suscitou o agrado da Santa Sé", afirmou o Chefe de Estado português. Além dos feriados civis do 5 de Outubro, que assinala a implantação da República, e de 1 de Dezembro, dia da Independência de Portugal, são repostos os feriados religiosos de Corpo de Deus (móvel, este ano a 26 de Maio) e do dia de Todos os Santos, a 1 de Novembro.

O diploma da reposição dos feriados foi aprovado a 8 de Janeiro pelos quatro partidos da esquerda e o PAN mas ficou à espera da troca de notas verbais com a Santa Sé, um processo diplomático e legislativo que só terá ficado concluído nas últimas semanas.

Marcelo oferece a Francisco casulas desenhadas por Siza Vieira

Sugerir correcção
Ler 2 comentários