Já Sinto: novo mural no LX Factory

Já Sinto é um projecto, criado por uma designer portuguesa, que une o design à arte urbana com uma vertente social e activista. Filipa Jacinto estreou recentemente um mural no LX Factory que afirma ser o seu "manifesto"

Foto
DR

O projecto "Já Sinto" foi desenvolvido por Filipa Jacinto e tem como objectivo, explica-nos a designer, "relembrar certos valores sociais e culturais que a própria sociedade está a tentar transmitir, mas que muitas vezes passam despercebidos".

O P3 já estava a par do projecto, mas recentemente Filipa fez um mural com a mensagem "Somos o que sentimos" no LX Factory, realizando assim um dos sonhos que tinha para o seu projecto: passar as suas mensagens para a "pele da cidade".

Este é o segundo mural da designer, sendo que o primeiro se encontra na Travessa do Eremida até Junho deste ano.

Foto

E porquê o Lx Factory para deixar a sua marca? "É um espaço muito interessante", explica Filipa. "Aglomera vários artistas urbanos, com uma boa divulgação de várias obras".

Foto

Na verdade o espaço localizado na cidade de Lisboa, em Alcântara, é ocupado por empresas e profissionais da indústria criativa atraindo inúmeros visitantes. A antiga zona industrial tornou-se numa fábrica de experiencias onde se torna possível intervir, pensar, produzir e apresentar ideias e produtos num lugar que é para todos.

Foto

O espaço industrial vai de encontro à vontade da designer em transmitir "mensagens válidas que possam de algum modo marcar a diferença". Filipa acrescenta ainda que quando fala em marcar a diferença fala "de formas para se divulgar ideias que o mundo realmente precisa de prestar atenção". E acredita que "certos valores caem no esquecimento, algo que não deveria acontecer". "Quero conectar pessoas, provocar emoções e fazê-las reflectir."

Foto

Contrariamente à divulgação que faz das frases que lhe são enviadas através da hashatg #jasinto, os murais expressam as próprias mensagens de Filipa, sendo o seu "manifesto social e revolucionário". A própria tipografia das suas ilustrações criada pela designer é composta por diferentes letras, que representam diferentes vozes da língua portuguesa.

O futuro do "Já Sinto" ainda não é certo. "Trabalho full-time como designer numa empresa de wedsign e design gráfico em Lisboa, também faço freelance e ainda tenho este projecto. É complicado gerir tudo. Mas o meu objectivo passa por ter mais murais e para além disso espalhar a mensagem de diferentes formas. Quero seguir o que sinto que é correcto."

O projecto Já Sinto, acredita que toda a criatividade pode ser utilizada na realização de projecto inovadores, modificadores, revolucionários, provocadores e que mudem o mundo. Por isso "Vive, aprende e transmite a mensagem". 

Sugerir correcção
Comentar