Mais de dez municípios unidos pela tradição cerâmica

Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas quer defender, valorizar e divulgar o património cultural e histórico cerâmico.

Foto
Rui Gaudêncio

Portugal está prestes a juntar-se a outros países europeus que já dispõem de associações de cidades cerâmicas. Um total de 14 municípios portugueses - Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares – acabam de elaborar os estatutos da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), que deverá estar devidamente legalizada “até ao final do terceiro trimestre deste ano”. O objectivo?  Defender, valorizar e divulgar o património cerâmico, bem como estabelecer intercâmbios com municípios europeus congéneres.

O processo de criação desta associação foi lançado no início de Janeiro deste ano, numa reunião em Mafra, a que se seguiu uma segunda reunião nas Caldas da Rainha. Culminou, agora, numa reunião realizada em Aveiro, com a elaboração dos estatutos da futura associação - que serão presentes para aprovação aos executivos camarários e assembleias municipais.

Segundo foi explicado em comunicado emitido pela câmara de Aveiro, “esta iniciativa foi estimulada pela visita do coordenador europeu e simultaneamente italiano das cidades cerâmicas, [...] com vista ao estabelecimento, na maioria dos países europeu, das respectivas associações de cidades cerâmicas”.

Este agrupamento europeu, conforme é ainda referido em comunicado, “já agrega associações de cidades cerâmicas de Itália, Espanha, França, Roménia e Alemanha, contando com mais de uma centena de cidades cerâmicas do continente europeu”. E, dentro de alguns meses, passará, então a ser reforçado com uma associação representativa das cidades e vilas portuguesas.

Os 14 municípios fundadores da associação nacional prometem convidar mais municípios de todo o país, onde exista ou tenha existido uma tradição cerâmica, ou que hoje sejam fonte da produção criativa e inovadora da cerâmica. Depois de concluída a legalização da AptCC, a aposta passará pela “formulação da candidatura à rede europeia das cidades cerâmicas, numa assembleia geral que se realiza em Faenza (Itália)”. 

Sugerir correcção
Comentar