Uma festa onde o jazz é tratado de uma forma muito séria

A Festa do Jazz 2016 começa com a apresentação de dois projectos musicais berlinenses Memento e Komfortrauschen

Memento
Fotogaleria
Memento
Komfortrauschen
Fotogaleria
Komfortrauschen

Um conjunto de musicólogos internacionais vão moderar duas mesas redondas sobre o jazz em Portugal e as políticas e estratégias culturais europeias. A iniciativa inédita (marcada para os dias 19 e 20 de Março, na Sala Principal do Teatro Municipal S. Luiz) faz parte da Festa do Jazz 2016, que começa hoje no Conservatório Nacional de Música de Lisboa (no Bairro Alto) com a apresentação de dois projectos musicais berlinenses Memento e Komfortrauschen.

Sebastian Studnitzky (que integrou bandas como Jazzanova, Nils Landgren Funk Unit e Mezzoforte) apresenta-se com Memento - Orchestral Experience, grupo que junta músicos de Berlim com um quarteto de cordas de Lisboa. Laurenz Karsten (guitarra), Phillip Oertel (baixo) e Tim Sarhan (bateria) apresentam-se com o projecto Komfortrauschen. O bilhete para esta noite de fusão (21h30) custa 5 euros.

Para o fim-de-semana ficam marcadas as mesas redondas Ciclo de Conversas – Investigadores em Residência, uma colaboração entre o Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da FCSH/Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Lusíada e a Associação Sons da Lusofonia.

Os investigadores em "jazz studies" José Dias (U. Nova de Lisboa), Ricardo Pinheiro (U. Lusíada), Tony Whyton (Birmingham City University), Haftor Medbøe (Edinburgh Napier University), Pedro Cravinho e Luís Figueiredo (U. Aveiro) juntam agentes de jazz em Portugal – músicos, professores, promotores, editoras e jornalistas – para uma reflexão conjunta sobre o recente crescimento do jazz no nosso país e a sua emergência no panorama internacional.

"O projecto pretende alertar para a necessidade de uma maior cooperação entre quem faz, promove, divulga, investiga e estuda jazz e visa promover formas de contextualizar e desenvolver um maior trabalho colaborativo", pode ler-se em comunicado.

As sessões serão realizadas no palco da Sala Principal do S. Luiz, entre as 17h e as 18h30. No dia 19 estará em destaque o ensino do jazz, que tem verificado um crescimento exponencial nos últimos dez anos em Portugal. No dia 20 a temática centrar-se-á na promoção, identidade e trabalho em rede do jazz Português. Nesta segunda sessão estarão em destaque as plataformas de jazz portuguesas – Clean Feed (Lisboa), Sintoma Records (Lisboa), PortaJazz (Porto), Jazz Ao Centro Clube (Coimbra) e a recém formada JazzAqui (para a internacionalização do jazz português).

Sugerir correcção
Comentar