Precisamos de mais dados sobre doenças crónicas?

Último questionário de campanha a nível europeu sobre doenças crónicas está disponível online em português.

Foto

Este é o quinto e último questionário semanal da campanha europeia sobre doenças crónicas não transmissíveis, que tem estado a decorrer nos media de dez países europeus — incluindo o PÚBLICO em Portugal —, e que desta vez convida os leitores a responder a um questionário online sobre a necessidade, ou não, de haver mais e melhores bases de dados de saúde e que está acessível em português.

Responda ao quinto questionário aqui

Iniciada a 15 de Fevereiro, a campanha dura cinco semanas, até 23 de Março, e consiste num pequeno questionário semanal diferente. O objectivo é que os decisores políticos tenham um melhor retrato do que pensam os cidadãos europeus sobre estas doenças, para ajudar a travá-las, como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

O último questionário (http://reisearch.eu/initiatives/chronic-diseases/5/pt) centra-se na obtenção de mais e melhores dados sobre as doenças crónicas e no papel que aí têm as tecnologias da informação. Será que estamos dispostos a partilhar os nossos dados de saúde pessoais para a ciência? E a partilhá-los com as empresas farmacêuticas? Até que ponto a partilha de dados pessoais é segura e ética? A privacidade está garantida? Quem tem o direito e a responsabilidade de recolher, analisar e partilhar estes dados?

A campanha foi lançada pelo Atomium — Instituto Europeu para a Ciência, Media e Democracia (um consórcio de universidades, jornais e empresas, com sede em Bruxelas, para promover a ciência pela sociedade), usando para tal uma nova plataforma tecnológica co-financiada pela Comissão Europeia — a REIsearch. A campanha sobre as doenças crónicas é a primeira iniciativa da REIsearch, que visa aprofundar a ligação entre os cidadãos, os cientistas e os decisores políticos em questões científicas. Além do PÚBLICO, participam na iniciativa o Der Standard (Áustria), El País (Espanha), EuroScientist (França), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Gazeta Wyborcza (Polónia), La Libre Belgique (Bélgica), Luxemburger Wort (Luxemburgo), Sole 24 Ore (Itália) e The Irish Times (Irlanda). Os resultados serão divulgados no final de Abril.

Sugerir correcção
Comentar