Açores: um aquário destes é ou não turismo sustentável?

Petição contra construção de obra em Ponta Delgada tem mais de mil assinaturas. Estima-se que o projecto receba 200 mil visitantes por ano e crie 30 postos de trabalho

Foto

Cerca de mil pessoas assinaram uma petição online contra um aquário na baía de Ponta Delgada, que o arquitecto Nuno Paiva, um dos peticionários, considera ir contra o modelo turístico dos Açores e urbanismo da cidade. "O conceito do projecto vai contra o que foi feito nos últimos anos em termos de desenvolvimento de um turismo sustentável nos Açores, sendo que a própria região já foi premiada, por várias vezes, com prémios neste sentido, englobando-se tanto a vertente ambiental como humana", disse o arquitecto à Lusa.

Promotores privados estão a projectar um aquário de grandes dimensões para a baía de Ponta Delgada, o "Azores Aquarium", projecto que representa um investimento de 15,5 milhões de euros e que está em fase de licenciamento. Estima-se que o projecto receba 200 mil visitantes por ano, criando 30 postos de trabalho.

A empresa pública Portos dos Açores, que detém a jurisdição sobre a baía de Ponta Delgada, onde funciona o porto comercial, publicou a 27 de Outubro de 2015 um edital a informar que lhe foi apresentado um requerimento para atribuição da concessão do uso privado da área de domínio público sob a sua alçada para a construção de um aquário, entre outras instalações.

Nuno Paiva manifestou-se "surpreendido" com o projecto e levantou "dúvidas", em termos arquitectónicos, sobre a inserção do aquário na baía de Ponta Delgada e acerca da "forma como se relaciona" com a cidade e o "precedente que se pode abrir" ao permitir uma construção naquela localização.

"A sua localização naquele sítio aponta para vários aspectos que são importantes focar, como a relação histórica da cidade com o mar, que fica debilitada", declarou o arquitecto, apontando que se corre o risco de se criar uma "nova frente marítima" em Ponta Delgada.

Nuno Paiva lamentou, ainda, que o projeto tenha sido apresentado como um "dado adquirido", estranhando que, além da publicação do edital por parte da Portos dos Açores, não tenha havido espaço para uma discussão pública para as pessoas se pronunciarem sobre o projecto e respectiva localização.

Na petição, os seus autores referem que o turismo das ilhas dos Açores "ganha pela sustentabilidade e beleza da natureza que ainda não foi tocada pela mão do Homem". "Os turistas procuram apreciar os animais, quer marítimos, quer terrestres no seu estado natural. Isto já é possível através de mergulho, vela, observação de pássaros, entre outros", afirma o documento. Os peticionários consideram, ainda, que a construção de um parque temático no sentido de criar um aquário "vai contra este princípio de visualizar as espécies no seu habitat natural". Segundo os autores da iniciativa, o "gasto de 15 milhões num projecto desta natureza é extremamente ganancioso" quando há "tantas outras infraestruturas" já construídas a manter, bem como acessos às praias, conservação e preservação dos locais considerados reserva natural.

Sugerir correcção
Comentar