Trilhos da Rota Vicentina conquistam certificação europeia

A European Ramblers Association já certificou um total de 12 rotas na Europa e agora pela primeira vez também em Portugal.

Foto
Pedro Cunha

A Rota Vicentina, rede de cerca de 400 quilómetros de trilhos pedestres pela costa do Alentejo e Algarve, anunciou nesta terça-feira ter conquistado uma certificação europeia para os seus percursos, a “primeira do oeste europeu”.

Em comunicado, a Rota Vicentina (RV) revelou que, a partir de agora, ostenta a certificação europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, atribuída pela European Ramblers Association (ERA), que é “a entidade máxima a nível europeu na organização do sector dos percursos pedestres”.

“Este selo de qualidade foi inspirado no selo alemão Wanderbares Deutchland Qualitaetsweg, que, há muitos anos, certifica e reconhece a qualidade de uma importante rede de trilhos na Alemanha”, explicou a associação que gere a rede de percursos que liga as regiões do Alentejo e Algarve.

A certificação agora conquistada é “bastante exigente” e abrange “diversos factores” sobre os trilhos, nomeadamente “a qualidade e natureza do piso, beleza da paisagem, segurança, acesso a oferta turística, informação prestada aos caminhantes e qualidade da marcação do percurso, entre muitos outros”, referiu a RV.

A vistoria por parte da entidade certificadora “obrigou à rectificação de alguns detalhes técnicos, mas, no essencial, a Rota Vicentina passou no teste com distinção e uma pontuação bastante acima do mínimo exigido”, disse.

Segundo a RV, este é “um passo fundamental” para a “afirmação internacional da costa alentejana e vicentina como destino de caminhadas e de turismo de natureza”.

“Com esta aposta, a Associação Rota Vicentina espera ganhar ainda mais a confiança do público internacional mais exigente” e uma “maior notoriedade junto de potenciais novos caminhantes”, pode ler-se no comunicado.

A European Ramblers Association já certificou um total de 12 rotas na Europa, em países como a Dinamarca, Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Grécia e, agora, Portugal.

A certificação obtida pela Rota Vicentina é mesmo a primeira do oeste europeu: “Trata-se de uma estreia em toda a Europa ocidental, o que se revela uma enorme vantagem competitiva”, frisou a RV.

Esta rede de percursos pedestres ao longo da costa sudoeste de Portugal soma já cerca de 400 quilómetros sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém (Alentejo) e o Cabo de S. Vicente (Algarve).

Inaugurada em 2012, a RV foi desenvolvida em parceria entre entidades públicas e empresários locais, que apostam no turismo de natureza como “via de desenvolvimento incontornável para esta região tão especial”, lembrou a associação.

Abrangendo três municípios alentejanos (Santiago do Cacém, Sines e Odemira) e dois algarvios (Aljezur e Vila do Bispo), a rota engloba o Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Percursos Circulares.

Aos caminhantes é proposta “uma vivência única destes dois mundos: entre a cultura rural viva e autêntica do interior e a costa surpreendentemente selvagem do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que merecem toda a atenção para que, assim, se possam preservar por muitos anos”.

Sugerir correcção
Comentar