Indiana Jones volta em 2019 com Spielberg e Harrison Ford

Disney acaba de confirmar que a saga vai mesmo ter um quinto filme com a equipa original.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
Salteadores
Fotogaleria
Templo Perdido DR
Fotogaleria
Última Cruzada
Fotogaleria
Reino das Caveiras de Cristal

A compra da Lucasfilm pela Disney em 2012 tinha uma jóia da coroa, Star Wars, mas Indiana Jones não lhe fica muito atrás no valor e na força simbólica do cinema dos anos 1980. E esta terça-feira a Disney acaba de confirmar que Harrison Ford vai voltar a usar o chapéu de Indiana Jones sob direcção de Steven Spielberg. 

O quinto filme Indiana Jones, que se segue ao menos bem-sucedido dos quatro existentes, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, já tem data de estreia – 19 de Julho de 2019, assumindo-se já como um dos blockbusters desse Verão. O projecto ainda não tem título, mas já tem o entusiasmo do presidente da Disney, Alan Horn, que considera, em comunicado, que Jones é "um dos maiores heróis da história do cinema".

O responsável pelo estúdio cujos resultados de 2015 foram inflamados pelo sucesso de Star Wars: Despertar da Força (até agora com receitas brutas de bilheteira na ordem dos 1,8 mil milhões de euros) congratula-se ainda com a "combinação perfeita de realizador, produtores, actor e papel" do filme. Além de Spielberg, que realizou todos os filmes da série, Kathleen Kennedy vai produzir com Frank Marshall.

A confirmação surge quase um ano depois de a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, ter admitido que iriam voltar ao universo lançado em 1981 por Spielberg e George Lucas (autor do guião com Philip Kaufman) com Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, seguido em 1984 por Indiana Jones e o Templo Perdido, em 1989 por Indiana Jones e a Última Cruzada e ressuscitado com Reino da Caveira de Cristal em 2008.

Harrison Ford, que acabou de retomar o seu papel como Han Solo na saga Star Wars, terá 77 anos em 2019, quando voltar ao cinema na pele do arqueólogo aventureiro. Em 2008, Shia LeBeouf interpretou o papel de jovem candidato a sucessor de Jones, mas esses planos, como assinala a Hollywood Reporter, falharam. Os detalhes da nova história, nomeadamente sobre quem será o/a autor/autora ou o cerne da intriga, ainda não são conhecidos.

Indiana Jones enquanto franchise representou 1,7 mil milhões de euros em vendas de bilhetes em todo o mundo desde 1981, com o quarto dos filmes a ser o mais rentável — mas, se ajustado o valor das receitas à inflação, foram os três primeiros títulos os mais populares junto do público, com Salteadores no topo da lista. A Disney comprou a Lucasfilm em 2012 por 3,1 mil milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar