Assunção propõe reformas na Segurança Social e Banco de Portugal

A recém-eleita líder do CDS apresentou quatro propostas de reformas. Passos Coelho reiterou que os centristas se mantêm como o "parceiro preferencial".

Fotogaleria
Nuno Melo, Assunção Cristas e Adolfo Mesquita Nunes entoam o hino nacional Nélson Garrido
Fotogaleria
Portas congratula Cristas após o discurso de encerramento do congresso Nélson Garrido
Fotogaleria
Assunção Cristas a votar MARTIN HENRIK
Fotogaleria
MARTIN HENRIK
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido
Fotogaleria
Nélson Garrido

No discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP, Assunção Cristas, a líder eleita por larga maioria, avançou com algumas propostas para serem estudadas pelo partido: uma reforma na Segurança Social e a alteração na nomeação do governador do Banco de Portugal. No próximo desafio eleitoral das autárquicas — depois das regionais nas Açores —, a nova presidente do partido quase sugeriu uma candidatura que dispensa o PSD.

A sucessora de Paulo Portas recuperou uma das batalhas da coligação PSD/CDS: a reforma do sistema de pensões, na qual os socialistas sempre recusaram participar. Assumindo que “há um problema”, Assunção Cristas comprometeu-se em avançar com um estudo e fazer propostas aos “demais partidos”. “Veremos qual a posição do PS, e se o PS recusar cairá a máscara a António Costa”, desafiou.

Na segunda prioridade das quatro que definiu, já a demarcação com as posições do PS é total. É a regulação bancária que o CDS quer “eficaz” e que passa por uma mudança no “sistema de designação do governador do Banco de Portugal”, embora a alteração não tivesse sido especificada.

“Todos estamos cansados de ver bancos a cair e a supervisão a lamentar por não o ter conseguido evitar. Não sou de ignorar os problemas. Dizer que o modelo tem de ser melhorado não é criticar pessoas. Não embarcamos na politização da regulação bancária tal como fez o PS”, afirmou, numa intervenção em que foi recebendo muitas palmas.

Outra das prioridades é a “revisão” do regime laboral de direitos entre o sector público e privado. Porque “há dois países”, quando uns trabalham 40 horas e outros 35. Assunção Cristas prometeu estudar ainda a forma de alargamento da ADSE — o sistema de assistência médica — a “todos os portugueses que queiram aderir”, para deixar de ser um exclusivo dos funcionários públicos. Na economia, a nova líder propôs que sejam identificados os obstáculos à criação e ao desenvolvimento das empresas.

No horizonte da nova liderança estão também as eleições autárquicas em 2017. Depois de um recorde de coligações com o PSD em autarquias nas últimas eleições, Assunção Cristas não quer aplicar uma “receita única” para todos os concelhos, mas apenas dar uma orientação geral. São para manter as que “estão a correr bem” como Aveiro e Cascais, por exemplo. No Porto, a líder já reiterou o apoio ao independente Rui Moreira, caso venha a recandidatar-se. Em Lisboa, quase sugeriu que o CDS vá sozinho. Falou em “coragem de abraçar” uma candidatura “forte, ambiciosa e mobilizadora”, à semelhança do que representou a presidência de Nuno Krus Abecasis.

Já sobre as legislativas, “sem data nem hora marcadas”, Assunção Cristas não voltou a dizer que quer o CDS a concorrer sozinho. Mas reiterou que o partido vai fazer uma “oposição acutilante a este Governo apoiado nas esquerdas radicais” e “denunciando erros”. Criticou a “governação irresponsável e errática” do PS que dá “o que não tem” e disse esperar que o CDS não venha a ser chamado a arrumar a casa. “Oxalá as contas à moda socialista batessem certo, não foi assim, não é assim. Digo isto com pena, não sou adepta do quanto pior melhor”, afirmou, sem esquecer a votação final do Orçamento do Estado nos próximos dias: “O Orçamento é uma ilusão, é o ideal para entrar em vigor no dia 1 de Abril”.

Depois de deixar um elogio a Paulo Portas — e de assumir a “responsabilidade de lhe suceder” —, Assunção Cristas enalteceu a paridade na cúpula do partido, com dois homens e duas mulheres nas vice-presidências.

PS adia resposta
No final do congresso, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, o socialista Pedro Nuno Santos, presente no pavilhão de Gondomar, não respondeu a nenhum dos desafios lançados pela líder do CDS, remetendo qualquer posição para quando as propostas concretas chegarem ao Parlamento para serem avaliadas “com toda a abertura que caracteriza o Governo”.

“Este é o momento de encerramento do congresso do CDS e aquilo que nós desejamos é felicidades e sucessos à nova liderança”, declarou o secretário de Estado, que representou o Governo no fecho dos trabalhos da reunião magna dos centristas.

No PSD o registo foi idêntico. Pedro Passos Coelho evitou falar de reformas e disse que os sociais-democratas vêm o CDS como um parceiro preferencial com o qual têm “proximidade e cumplicidade” e “não um adversário político que é preciso combater”.

Apesar da insistência dos jornalistas, o líder do PSD não cedeu a responder a nenhuma das questões lançadas por Assunção Cristas. “Não estamos a olhar para o CDS nem olharemos como quem olha para um adversário político que é preciso combater. Estaremos à espera que o CDS possa consolidar e crescer no seu espaço político e isso será bom, com certeza, para o futuro do país”, sublinhou Passos Coelho.

Quem é Assunção Cristas?

Sugerir correcção
Ler 20 comentários