Japonês Hiromasa Yonebayashi ganha Grande Prémio Monstra

Memórias de Marnie é um filme sobre a amizade e foi produzido pelos estúdios Ghibli. O Melhor Filme Português foi Amélia & Duarte.

Foto
Memórias de Marnie DR

O filme Memórias de Marnie, do estúdio japonês Ghibli, realizado por Hiromasa Yonebayashi, foi o vencedor do Grande Prémio Monstra do Festival de Animação de Lisboa 2016, anunciou sábado à noite a organização.

De acordo com a mesma fonte,  Amélia & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos, foi premiado com o Melhor Filme Português - Prémio Sociedade Portuguesa de Autores - Vasco Granja.

O palmarés do festival foi anunciado numa cerimónia que decorreu no Cinema São Jorge, em Lisboa, de encerramento e entrega de prémios da Monstra - Festival de Animação de Lisboa 2016, cuja 15.ª edição começou no dia 3 de março e termina este domingo.

Segundo o júri, o filme vencedor do Grande Prémio, um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme de Animação, "mostra a natureza dos laços humanos, com um uso inteligente do tempo, um ritmo da natureza que nos conduz para a harmonia".

Na competição das longas-metragens, o júri foi composto por Andrea Basílio, Aron Gauder, Maitt Laas, Nuno Saraiva e Pierre Yves Drapeau.

Quanto a Amélia & Duarte, o júri comentou: "Através do uso imaginativo da técnica de pixilação, este maravilhoso filme capta as emoções de um amor falhado."

Estilhaços, o mais recente filme do português José Miguel Ribeiro, que teve a sua estreia mundial nesta edição da Monstra, foi premiado com o Prémio do Público na competição portuguesa, e Melhor Curta-Metragem Portuguesa, na secção curtas-metragens.

Ainda na secção de curtas-metragens, o filme que recebeu o Grande Prémio Monstra Curta foi Sunday Lunch, de Céline Devaux (França).

O júri premiou este filme "pelo uso criativo de metáforas visuais num ritmo perfeito como mecanismo narrativo. Pelo uso cuidado da linguagem fílmica, imagem, som e voice-over como elementos independentes. O filme eleva uma situação banal com humor, enquanto revela as relações pessoais de uma família normal".

Na categoria dedicada a filmes com menos de dois minutos os vencedores foram os filmes FRRT FRTT FRT FRRTT, de Aude Bario e Barbara Meuli, para Melhor Curtíssima Portuguesa, e By the Name of Boston, de Grant Kolton (Estados Unidos), para a Melhor Curtíssima Internacional.

Na competição de Estudantes, o filme Meada, de Linnea Lidegran, foi considerado a Melhor Curta Portuguesa e Edmond, de Nina Gantz (Reino Unido), a Melhor Curta Internacional.

O Grande Prémio Monstrinha foi para a curta-metragem The Story Of Percival Pilts, de Jeanette Goodey e John Lewis (Austrália).

Ainda nas longas-metragens, Rapaz Fantasma, de Alan Gagnol e Jean-Loup Felicioli (França) foi galardoado com o Prémio Melhor Filme para a Infância e Juventude; Abril e o Mundo Extraordinário, de Christian Demares, Franck Ekinci (França) com o Prémio do Público e Melhor Banda Sonora; e A Pequena da Peixaria, de Jan Balej (República Checa, Eslováquia, Alemanha) obteve o Prémio Especial do Júri.

Os filmes vencedores podem ser vistos no Cinema São Jorge este domingo às 16h30 (curtas) e às 20h (Memórias de Marnie), e no City Alvalade às 20h (Memórias...) e 22h (curtas).

No Cinema Ideal, os premiados serão exibidos às 20h nos dias 14 de Março (Abril e o Mundo Extraordinário), 15 (A Pequena da Peixaria) e 16 (sessão curtas premiadas).

Sugerir correcção
Comentar