"Postas de Pescada", o jornal-almanaque de um sociólogo e uma ilustradora

Ana Biscaia e Emanuel Cameira são os editores de "Postas de Pescada", uma publicação mensal com sede na Figueira da Foz

Foto
Postas de Pescada será lançado na próxima semana DR

Um sociólogo de Lisboa e uma ilustradora da Figueira da Foz criaram um "jornal-almanaque" de periocidade mensal. O "Postas de Pescada", que sai na próxima semana, procura dar liberdade às pessoas "para dizerem o que lhes apetecer".

Em "Postas de Pescada", um poeta pode escrever uma notícia e um artista plástico uma crónica sobre futebol. Sem restrições temáticas, aberto a colaborações diversas e que poderá falar dos mais diversos assuntos, o projecto quer causar "surpresas permanentes no leitor e polvorosa", explica a nota de apresentação.

Com sede na Figueira da Foz, conta com a ilustradora Ana Biscaia e o sociólogo Emanuel Cameira como editores. "Não é um jornal normal", aclara Emanuel, referindo que será possível encontrar anedotas, receitas, poemas inéditos de um autor emergente ou consagrado, crónicas "sobre o 25 de Abril ou um concerto".

Foto
O jornal-almanaque vai custas um euro e prevê-se que sejam publicadas dez edições DR

A publicação terá oito páginas na sua primeira edição (de 300 exemplares) e pretende ser "uma miscelânea, do ponto de vista gráfico, assim como de escrita", querendo circular "por quiosques normais para apanhar um público quase acidental", referiu o sociólogo. No fundo, o projecto "cruza a cultura de massas com a cultura dita séria", numa "multiplicidade de registos".

No primeiro número, há uma ilustração sobre os refugiados da italiana Arianna Vairo, acompanhada de uma frase de Susan Sontag sobre a guerra, um artigo sobre o livro "Os Acrobatas" de Tiago Manuel, um texto de Nunes da Rocha, poemas da poetisa brasileira Judith Grossmann e de Rita Taborda Duarte. Há também um texto de Vitor Silva Tavares, entre outras colaborações, podendo-se também encontrar um artigo sobre o último álbum do Zeca Afonso ou de um jogo entre a Naval e o Ginásio da Figueira da Foz, ou uma fotografia em torno de uma fila de comida no Saldanha, informou Ana Biscaia.

A publicação, com o subtítulo "jornal sempre fresco", tem como nome "Postas de Pescada" porque, no entender de Emanuel Cameira, o projecto procura não ter "grandes travões", dando liberdade às pessoas "para dizerem o que lhes apetecer, com uma orientação mínima da equipa editorial". "É um exercício de liberdade", sublinha Ana Biscaia, referindo que o jornal quer apresentar diferentes perspectivas em torno da actualidade, numa publicação que "não é partidária" mas que apresenta "pequenos apontamentos subtis, outros não", em torno da realidade.

"Não há uma linha editorial", mas o jornal quer "pôr o dedo na ferida", realça a ilustradora. A publicação custa um euro e a partir da próxima semana será distribuído em quiosques, livrarias e outros espaços, em diferentes cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa, Coimbra, Porto e Figueira da Foz, podendo estender-se a outros locais do território nacional. Está previsto o jornal ter dez edições.

Sugerir correcção
Comentar