Liverpool encosta Manchester United às cordas na Liga Europa

"Reds" viajam até Old Trafford com uma vantagem de dois golos. Em Espanha, o Athletic venceu o Valência.

De Gea teve muito trabalho em Liverpool
Fotogaleria
De Gea teve muito trabalho em Liverpool Paul Ellis/AFP
Iturraspe e Negredo durante o Athletic-Valência
Fotogaleria
Iturraspe e Negredo durante o Athletic-Valência Vincent West/Reuters

Sorriram aos anfitriões os dois duelos nacionais numa prova internacional como a Liga Europa. Em Inglaterra, o Liverpool foi superior ao Manchester United (2-0) e, em Espanha, o Athletic Bilbau segurou o golo de Raul Garcia e o triunfo sobre o Valência (1-0). De resto, esta primeira mão dos oitavos-de-final da competição foi madrasta para os clubes visitantes.

Em Anfield Road e no San Mamés, o marcador funcionou praticamente no mesmo momento. Em Inglaterra, uma grande penalidade convertia por Sturridge colocou os "reds" na frente do marcador, enquanto no País Basco foi Raul Garcia, de cabeça, a fazer o golo após um livre indirecto. Isto aconteceu aos 20'.

Se, em Bilbau, o resultado já não sofreu alterações, oferecendo ao Athletic uma magra vantagem para gerir na segunda mão, em Liverpool ainda houve tempo para Roberto Firmino facturar, após um passe de morte de Adam Lallana (73'). Em Old Trafford, o Manchester terá de obter uma vitória confortável para seguir em frente.

Fazendo jus ao favoritismo que a condição de anfitrião lhe dava, o Borussia não teve problemas em ultrapassar o Tottenham. O 3-0 em Dortmund foi construído à custa de Aubameyang (30') e de um bis de Marco reus (61' e 70').

Já o detentor do título, o Sevilha, não conseguiu mais do que um empate no terreno do Basileia (0-0), sendo que a igualdade obtida pela Lazio em Praga (1-1), ante o Sparta, é mais vantajosa, graças ao golo fora marcado por Marco Parolo (38').  

O Bayer Leverkusen, carrasco do Sporting na última eliminatória, foi surpreendido em Espanha, pelo Villarreal, com um desaire por 2-0. Marcou para a formação da casa o internacional congolês Cedric Bakambu, por duas vezes (5' e 56').


Resultados

Basileia-Sevilha: 0-0
Borussia Dortmund-Tottenham: 3-0
Fenerbahçe-Sp. Braga: 1-0
Shakhtar Donetsk-Anderlecht: 3-1
Athletic Bilbau-Valência: 1-0
Liverpool-Manchester United: 2-0
Sparta Praga-Lazio: 1-1
Villarreal-Bayer Leverkusen: 2-0

Sugerir correcção
Comentar