Arquitectura: livro sobre museu dos coches inaugura editora

O primeiro livro da Monade é dedicado ao prémio Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

A nova editora Monade, criada pelos arquitectos João Carmo Simões e Daniela Sá, foi apresentada esta quarta-feira, com o lançamento de um livro no novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, com múltiplos olhares sobre aquele edifício.

"Paulo Mendes da Rocha: Museu Nacional dos Coches" é o título da nova obra que marcará a criação da editora, tendo como autores a crítica de arquitectura Ana Vaz Milheiro, o escritor Gonçalo M. Tavares e o editor João Carmo Simões, na componente fotográfica.

Contactado pela agência Lusa, João Carmo Simões explicou, na semana passada, aquando do anúncio da edição, que a nova editora não será dedicada exclusivamente à arquitectura, mas usada também como plataforma para criação de livros de fotografia, arte e pensamento.

A Monade vai procurar, através dos livros e outras iniciativas, "romper barreiras, pôr a cultura em diálogo, e levá-la além-fronteiras". O primeiro livro da editora é dedicado ao novo edifício do Museu Nacional dos Coches — da autoria do prémio Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha —, que acolherá o lançamento.

O próximo projecto da Monade será dedicado ao novo Museu Nadir Afonso, em Chaves, da autoria do arquitecto, também premiado com um Pritzker, Álvaro Siza Vieira.

Sugerir correcção
Comentar